PUBLICIDADE

PG gera mais de mil novas vagas de emprego

Setor de serviços destaca-se na geração de empregos neste ano em Ponta Grossa
Setor de serviços destaca-se na geração de empregos neste ano em Ponta Grossa -

Resultado do saldo do emprego foi positivo no mês de maio em Ponta Grossa. Paraná foi o único estado do Sul a fechar no ‘azul’ 

Ponta Grossa contabilizou, em maio, mais um mês positivo na geração de emprego. Em um mês de baixas contratações em todo o território nacional, com a criação de 32,1 mil vagas de emprego, o maior município dos Campos Gerais registrou a geração de 21 novas oportunidades. Isso foi o resultado de 2.922 admissões contra 2.901 demissões no período. De acordo com os números atualizados divulgados pelo Ministério da Economia, o crescimento fez com que Ponta Grossa superasse o saldo de mil vagas de trabalho no acumulado do ano. Os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) foram divulgados nesta quinta-feira (27). Em todo o Estado do Paraná, houve um saldo positivo, de 1.431 oportunidades novas criadas – o único estado positivo na região Sul.

O resultado foi inferior ao registrado no mesmo mês em 2018 em Ponta Grossa, quando 288 novas oportunidades foram criadas na época; assim como é inferior aos 147 postos de trabalho criadas em abril deste ano. Porém, entre as 60 maiores cidades do Paraná, que possuem mais de 30 mil habitantes, foi uma das 33 cidades que tiveram o saldo positivo no mês, aparecendo na 24ª posição. O melhor desempenho foi de Curitiba, onde 464 vagas foram geradas, seguida por Pato Branco (428) e Maringá (349). Telêmaco Borba, na região dos Campos Gerais, foi a quinta melhor colocada em geração de emprego no mês passado, com um saldo de 169 vagas criadas, assim como Jaguariaíva, também da região, destacou-se na sétima colocação, com 115 postos. O pior resultado foi de Palmas (-343). 

No acumulado do ano, Ponta Grossa é uma das oito cidades com mais de mil oportunidades geradas. Entre janeiro e maio, foram 15.982 pessoas admitidas contra 14.974 pessoas desligadas. No consolidado do ano, o Paraná é o quarto do país que mais contratou, tirando do desemprego 39.737 pessoas, um crescimento de 4,9% em relação ao mês de abril – apenas São Paulo (132.624), Minas Gerais (75.175) e Santa Catarina (48.469) tiveram resultados melhores. Já no período de um ano (12 meses), entre junho de 2018 a maio de 2019, Ponta Grossa tem um saldo positivo de 1.516 vagas, sexto melhor resultado do Paraná, à frente de cidades como Cascavel (1.015), Londrina (891).

Construção civil e serviços são destaque em maio

No estado do Paraná, em maio, destaque para os setores da Construção Civil (2.355), Serviços (1.369), Administração Pública (22) – o detalhamento por setores de Ponta Grossa não foi divulgado até o fechamento desta edição. No Brasil, é o terceiro ano seguido em que o mês de maio apresenta saldo positivo, apesar de uma ligeira queda no volume total de novas vagas na comparação com o mesmo mês nos anos de 2017 (34,2 mil) e 2018 (33,6 mil).

Para o secretário de Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Dalcolmo, o resultado do mês está em sintonia com o desempenho da economia, mas ainda abaixo do desejado. "A geração de emprego está em linha com o que a economia vem demonstrando, da mesma forma que, nos últimos anos, o crescimento não foi tão grande quanto se gostaria", afirma Dalcolmo. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE