menu

Grupo inicia implantação da Cidade do Conhecimento

Proposta  será gerida por Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), constituído por universidades, poder público e entidades


Um Grupo de Trabalho responsável por formatar a estruturação da Cidade do Conhecimento e Inovação de Ponta Grossa foi formado em uma reunião, na manhã desta sexta-feira. A proposta foi desenvolvida pela Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Instituto Federal do Paraná (IFPR), Prefeitura de Ponta Grossa (PMPG) e Sebrae. Além do grupo de trabalho, o encontro também pactuou a criação do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), que funcionará como um grupo gestor responsável pela administração da Cidade do Conhecimento e Inovação.

“A Cidade do Conhecimento e Inovação será um marco para Ponta Grossa, porque nela se convergirão todos os esforços no sentido de que a cidade seja protagonista no Paraná e no Brasil em termos de inovação e tecnologia, trazendo, sem dúvidas, enormes vantagens competitivas e desenvolvimento”, avalia o diretor-geral do campus Ponta Grossa da UTFPR, professor Antonio Augusto de Paula Xavier. 

De acordo com a coordenadora de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação, Tônia Mansani, todas as ações voltadas para inovação e empreendedorismo farão parte dessa política maior da Cidade do Conhecimento e Inovação. “Queremos oportunizar que a informação e conhecimento que está dentro das universidades possam se transformar em novos negócios. Com isso, Ponta Grossa passa a ser vista como cidade inovadora, um local que tem inovação e tecnologia própria que pode ser solução para outros negócios”, afirmou. 

A implantação da Cidade do Conhecimento vem ao encontro do mapeamento do ecossistema de inovação de Ponta Grossa, realizado em 2018, que identificou quatro setores estratégicos: cadeia do agronegócio, químico e materiais, mecatrônica e tecnologias da informação e comunicação (TIC). “É uma grande conquista para nossa cidade e um orgulho sermos parceiros nesse projeto, onde quem ganha é Ponta Grossa, com mais desenvolvimento, geração de renda e oportunidades de empreendedorismo. A implantação da Cidade do Conhecimento e Inovação é mais um passo para colocar Ponta Grossa em destaque”, comemorou o prefeito, Marcelo Rangel.


Lançamento da proposta deverá ocorrer em agosto

O grupo de trabalho deve atuar na formatação da Cidade do Conhecimento e Inovação, com previsão de lançamento da proposta para o mês de agosto. O grupo é constituído por dois representantes de cada ator envolvido no desenvolvimento da iniciativa, condensando uma formatação única. O Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) é composto pela UTFPR, UEPG, IFPR, PMPG e Sebrae, que funcionará como um grupo gestor. O objetivo da iniciativa é garantir a união de esforços para pensar a inovação e o empreendedorismo como caminho para o desenvolvimento de Ponta Grossa.

Últimas Notícias
Bom Dia Astral 31/07/2019 ás 00:48h
RC Coluna 31/07/2019 ás 00:09h
Ponta Grossa 30/07/2019 ás 21:45h
Campos Gerais 30/07/2019 ás 20:49h
Cotidiano 30/07/2019 ás 18:45h
Ponta Grossa 30/07/2019 ás 18:27h
Campos Gerais 30/07/2019 ás 18:11h
Destaques
Fluidos Positivos
Paulo Coelho
VÍDEOS
Mix
/img/cover/260000/cover_00269226_00.jpg
+ Empregos
+ Bom Dia Astral
+ Romulo Cury
+ Variedades