menu

Tatra escolhe PG para fábrica de R$ 600 mi

Informação foi confirmada durante viagem de comitiva do Paraná à República Tcheca. Protocolos serão assinados em setembro

Será assinado, neste mês de setembro, o protocolo de intenções para a instalação de uma nova montadora de caminhões na cidade de Ponta Grossa. Com investimentos de R$ 600 milhões, a Tatra, fabricante da República Tcheca, escolheu o município para sediar sua primeira unidade na América Latina. A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, José Loureiro, que esteve reunido nesta terça-feira (27) com o vice-governador do Paraná, Darci Piana. “Agora a indústria está confirmada. Só faltava o governo do Estado alinhar as negociações”, explicou.

Os detalhes foram alinhados na semana passada, quando Darci Piana viajou à República Tcheca com uma comitiva de lideranças paranaenses. Entre as indústrias visitadas no país europeu estava justamente a Tatra, que há alguns meses acerta os detalhes para a instalação da fábrica no Estado do Paraná. “O [Darci] Piana falou que eles virão ao Paraná em setembro para fechar o acordo. Não falou exatamente quando, mas deve ser logo no começo do mês”, acredita Loureiro.

Nesta vinda, os executivos da Tatra também irão fechar o imóvel que será ocupado para a fabricação dos caminhões. A empresa busca um barracão já pronto, de grande metragem, para comportar a linha de montagem dos caminhões. Alguns imóveis já foram vistoriados, e eles irão decidir pelo mais viável para receber esse aporte. A intenção é buscar um já pronto para que eles possam iniciar as atividades no país o mais rápido possível, até mesmo no primeiro semestre do próximo ano.

Além disso, uma comitiva ponta-grossense deverá visitar a fábrica da Tatra, na República Tcheca, também neste mês de setembro. O prefeito Marcelo Rangel, o secretário José Loureiro e outro integrante da secretaria de Indústria e Comércio irão não apenas para conhecer as instalações da indústria, mas também para acompanhar a ida dos 20 estudantes selecionados pelo PQI, o Programa de Qualificação Internacional, que irão estagiar na montadora e em uma outra empresa, fabricante de autopeças, pertencentes ao grupo, a Brano. 


Novas parcerias serão firmadas

Em setembro, representantes de outras empresas tchecas também virão para o Paraná, para uma nova rodada de negociações, para formalizar investimentos e parcerias comerciais. A informação foi revelada pelo vice-governador, Darci Piana, na reunião do secretariado, nesta terça-feira, no Palácio Iguaçu. “Com a vinda dos empresários ao Paraná em retribuição, completa-se um importante ciclo de comércio exterior”, disse Piana. “Pudemos conhecer novas tecnologias e estreitar laços com empresários. Foi um sucesso”, completa

Últimas Notícias
Ponta Grossa 29/08/2019 ás 08:45h
Ponta Grossa 29/08/2019 ás 08:35h
Ponta Grossa 29/08/2019 ás 08:28h
Ponta Grossa 29/08/2019 ás 08:25h
Ponta Grossa 29/08/2019 ás 08:13h
Esporte 28/08/2019 ás 18:13h
Destaques
Fluidos Positivos
Paulo Coelho
VÍDEOS
Mix
/img/cover/280000/cover_00283053_00.jpg
+ Empregos
+ Bom Dia Astral
+ Romulo Cury
+ Variedades