PUBLICIDADE

PG gera 300 novos postos de trabalho em agosto

Comércio gerou 250 vagas em agosto
Comércio gerou 250 vagas em agosto -

Das 300 novas oportunidades geradas em agosto, 250 foram do comércio. Serviços e indústria também geraram vagas

Após dois meses seguidos com perdas de postos de trabalho, agosto foi positivo no âmbito da geração de emprego em Ponta Grossa. Somadas as contratações e retiradas as demissões, o município registrou um saldo positivo de 300 vagas de trabalho geradas no decorrer do mês. Foi o segundo melhor desempenho para agosto dos últimos seis anos. Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta quarta-feira (25) pelo Governo Federal. 

O melhor desempenho neste mês foi do comércio. Somente esse setor gerou 250 novos postos de trabalho, frente a 977 contratações e 727 demissões. O secretário municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, José Loureiro, informa que entre maio e junho houve um aumento nas demissões, e agora uma recontratação. “Foi uma diminuição dos custos devido à queda nas vendas. Mas em julho e agosto deu uma melhorada, e aí as empresas começam a contratar, para repor as vagas. Mas ainda não são as contratações temporárias de fim de ano”, destaca. 

Outros setores positivos também foram os serviços, com 77 contratações, e a indústria de transformação, com 50 vagas criadas. Para os próximos meses, há a perspectiva de incremento nessas contratações, tanto de serviços quanto de indústria. “O Madero está contratando muita gente para a indústria, para o novo investimento. A própria DAF está realizando um novo investimento e isso vai repercutir no mercado de trabalho, aumentando mais as contratações. Até porque as empresas de prestação de serviços contratam após fechar contratos com as empresas”, acrescenta Loureiro. Por outro lado, os segmentos que mais fecharam vagas foram a construção civil (-37) e a agropecuária (-33). 

No ranking estadual, essas 300 vagas geradas se destacam na sétima posição entre os 60 municípios mais populosos do Paraná. Os melhores desempenhos foram de Curitiba, com 2 mil vagas geradas, seguida por São José dos Pinhais, com 712 postos. Entre as outras grandes cidades, Ponta Grossa ficou atrás de Londrina (333 vagas vagas), mas à frente de Cascavel (256), de Maringá (234) e de Foz do Iguaçu (-44) vagas.

No acumulado do ano o município soma 681 postos criados. Esse valor em maio era de 1.008 postos, mas as duas retrações nos meses de junho e julho derrubaram os números para pouco menos de 400. É um resultado um pouco inferior aos 759 criados até agosto de 2018, porém melhor que os 620 positivos registrados até agosto de 2017.

Município segue tendência observada no Brasil e no Paraná

O município seguiu as tendências do Paraná e do Brasil, onde houveram mais contratações do que demissões. O Paraná teve um saldo positivo de 8.726 novas vagas formais de trabalho em agosto, chegando à marca de 49.704 empregos no acumulado do ano. Já no Brasil, pelo quinto mês consecutivo o país teve um saldo positivo na geração de emprego formal. Em agosto, o número de vagas adicionais no mercado de trabalho foi 121.387, que é o saldo positivo decorrente 1.382.407 admissões e de 1.261.020 desligamentos. No acumulado de 2019 foram criados 593.467 novos postos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE