menu

Aeroporto de PG alcança 2° maior movimento do ano

Ao todo foram 5.082 embarques e desembarques e a expectativa é que o número aumente com a certificação e aferição do PAPI e do IFR. Prefeito Marcelo Rangel se reuniu hoje (05) no DECEA para agendar visita do GEIV.

O Aeroporto Comandante Antônio Amilton Beraldo, mais conhecido como Aeroporto Sant'Ana, registrou no mês de outubro o segundo melhor desempenho do ano, ficando atrás somente de julho. No período, foram realizados 2.281 pousos e decolagens que resultaram em 5.082 embarques e desembarques de passageiros, um acréscimo de 5,15% no comparativo do mesmo mês do ano passado.

De acordo com o superintendente do aeródromo, Victor Oliveira, o aumento na movimentação é resultado dos voos regulares e do recebimento de aeronaves particulares no aeroporto. “No mês de outubro tivemos a Feira Paraná, com o embarque e desembarque de muitas pessoas que participaram do evento, turistas e aeronaves particulares, o que reforça a importância do nosso aeródromo para Ponta Grossa e região, facilitando o acesso de diferentes pessoas de forma mais rápida. Igualmente, o mês de novembro iniciou com movimentação expressiva e a expectativa é que o período finalize também com bons resultados”, informa.

Assim como nos períodos anteriores, em outubro a movimentação de aeronaves do aeroclube permaneceu a maior, totalizando 2.014 pousos e decolagens, seguido da categoria geral, com 416 chegadas e partidas de aviões, destes, 51,20% decorrentes dos serviços de atendimento aeromédico, realizado pelo Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), e dos voos regulares, com 26 pousos e decolagens, decorrentes do serviço oferecido toda segunda, quarta, sexta-feira e domingo com destino à Campinas, em São Paulo.

Com a movimentação de outubro, o Aeroporto Sant’Ana registou nos dez primeiros meses de 2019 um total de 42.886 embarques e desembarques de passageiros. Para o secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional (SMICQP), José Loureiro, a expectativa é que esses resultados cresçam ainda mais nos próximos meses, com os investimentos e novas certificações no aeródromo.

“No final de outubro assinamos a autorização para a licitação dos recursos que serão utilizados para a ampliação do terminal de passageiros, que deverá contar com o dobro do espaço atual, melhorias no estacionamento de veículos, ampliação do pátio de aeronaves, a construção de uma área de giro e de mais uma taxiway, em um investimento de R$ 35 milhões. Com essas reformulações e a aferição e certificação dos instrumentos junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a perspectiva é de prospecção de novos voos e também novos destinos, já que teremos condições de receber aeronaves maiores”, explicou.

Para certificação do Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão (PAPI) e do voo por instrumentos (IFR), é necessária a aferição e certificação dos instrumentos do avião do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV). Nesta terça-feira (05), o prefeito Marcelo Rangel cumpriu agenda no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, onde se reuniu com o Tenente-Brigadeiro Domingues e o Brigadeiro do Ar Ary Rodrigues Bertolino, ambos do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), para agendamento da visita do avião especial da ANAC.

Informações: Assessoria de Imprensa 

Últimas Notícias
Ponta Grossa 05/11/2019 ás 22:30h
Esporte 05/11/2019 ás 22:26h
Ponta Grossa 05/11/2019 ás 20:13h
Campos Gerais 05/11/2019 ás 20:07h
Esporte 05/11/2019 ás 19:46h
Destaques
Fluidos Positivos
Paulo Coelho
VÍDEOS
Mix
/img/cover/300000/cover_00301918_00.jpg
+ Empregos
+ Bom Dia Astral
+ Romulo Cury
+ Variedades