PUBLICIDADE

PG tem 40% dos imóveis com atraso no IPTU 2019

Valores em atraso podem ser quitados em pagamento à vista ou parcelado
Valores em atraso podem ser quitados em pagamento à vista ou parcelado -

O contribuinte que não regularizar o pagamento do tributo dentro do exercício financeiro vigente estará inscrito em Dívida Ativa a partir de janeiro

Faltando menos de um mês para o encerramento do exercício financeiro 2019, a Secretaria da Fazenda está contabilizando mais de 54 mil cadastros inadimplentes com o pagamento do IPTU e taxa de coleta de lixo deste ano. Com base nos 138 mil cadastros não isentos do imposto, isso representa 40% dos imóveis do município, e por esse motivo a Prefeitura deixou de receber mais de R$ 24 milhões, de janeiro a novembro. Apesar do índice de inadimplência estar em 22% em decorrência das medidas de Justiça Fiscal aplicadas desde 2017, os valores em atraso fazem falta aos cofres do Município, que aplica mais de 50% da receita nas áreas de Saúde e Educação.

“Com a valorização em premiação dos bons pagadores e o fim de programas de regularização que acabavam estimulando a inadimplência, temos mantido o índice em patamares muito menores que em 2017, por exemplo, onde a inadimplência passava de 40%. Mesmo assim, são recursos que fazem falta no orçamento municipal, que é elaborado com essa previsão de receita. Essa arrecadação ainda custeia a coleta de lixo, que não deixou de passar nenhum dia na frente desses imóveis inadimplentes. Ou seja, a Prefeitura acaba tendo que remanejar de outras áreas para manter o serviço em funcionamento”, alerta o secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski.

Para regularizar os valores em atraso, é possível emitir pelo Portal do Contribuinte a guia para pagamento à vista, com o valor corrigido com juros e multa, ou aderir ao programa de parcelamento permanente na Praça de Atendimento, dividindo o valor corrigido em até 48 vezes, desde que a parcela não seja inferior a um Valor de Referência (VR - R$ 81,11). O contribuinte que iniciar o próximo exercício financeiro com valores pendentes referentes ao pagamento do tributo em 2019 será inscrito em Dívida Ativa. A partir disso, a Prefeitura pode recuperar os valores devidos através de protesto ou execução fiscal. 

Informações da assessoria de imprensa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE