PUBLICIDADE

DAF inicia testes no Brasil da nova geração do XF105

Nova geração foi lançada há dois anos e agora passa por testes para ser introduzida no Brasil dentro de três anos
Nova geração foi lançada há dois anos e agora passa por testes para ser introduzida no Brasil dentro de três anos -

Novo modelo foi flagrado camuflado em uma estrada em Minas Gerais. Modelo deve chegar ao país até 2023 

A DAF Caminhões Brasil está fazendo testes da nova geração de caminhões da marca no país, para futuramente ofertá-los no mercado nacional. Um modelo XF com novo design, como os que já circulam pela Europa, foi flagrado na última semana em Minas Gerais. A reportagem do Jornal da Manhã e Portal aRede entrou em contato com a assessoria de imprensa com a DAF, que confirmou a informação, através de uma nota. “A DAF Caminhões Brasil comunica que estão sendo realizados testes com o caminhão Euro 6 para atender a nova legislação que entrará em vigor nos próximos anos”, informou a empresa.

A nova legislação à que se refere a empresa é a ‘Proconve P8’, regulamentada pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) há um ano, com novos limites de emissão de poluentes estabelecidos para entrar em vigor em 1º de janeiro de 2023. Ela é baseada nas métricas da ‘Euro 6’, adotada há três anos na Europa. Assim, a DAF, além de enquadrar-se na nova legislação quanto à motorização, a oferecerá na nova geração do modelo, com visual mais agressivo e contemporâneo. A atual geração estreou no Brasil há seis anos, quando a fábrica da montadora em Ponta Grossa entrou em operação, em outubro de 2013.

A montadora utiliza na Europa os mesmos motores da linha MX da Paccar, de 12,9 litros, vendidos no Brasil. Na Europa, é chamado de Paccar MX-13, pelo fato de que a montadora também tem um motor menor, de 11 litros, o MX-11. Contudo, nas novas especificações, o motor ficou mais potente em relação aos atualmente vendidos no Brasil (Euro 5 /Proconve P7). No país, hoje, há as opções de 410, 460 e 510 cavalos. Já os vendidos na Europa, especificações Euro 6, passaram para 428, 483 e 530 cavalos. 

A reportagem questionou a DAF sobre os prazos de testes a serem realizados no país e a perspectiva de quando a nova geração será fabricada na unidade de Ponta Grossa, mas a montadora restringiu-se a responder apenas com a nota oficial.

Modelos são fabricados em PG

Todos os caminhões da DAF que circulam pelo Brasil – que já passam de 6 mil – foram produzidos na planta industrial localizada em Ponta Grossa. Na unidade são produzidos o extrapesado XF105, desde 2013, e o pesado CF85, desde 2015. Desde novembro de 2015, a planta também produz os motores Paccar MX. A fábrica em Ponta Grossa, no Paraná, é a primeira do grupo fora da Europa, e está situada em um terreno de 2,3 milhões de m², o maior terreno pertencente a uma de suas unidades no mundo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE