PUBLICIDADE

Tatra iniciará a instalação de fábrica em fevereiro

Estrutura está sendo construída em um condomínio industrial no município
Estrutura está sendo construída em um condomínio industrial no município -

Obras de barracão que receberá a fábrica estão quase no fim. Máquinas serão instaladas a partir de fevereiro

Está quase pronto o barracão que irá abrigar a fábrica da Tatra em Ponta Grossa. O local escolhido pela empresa, montadora tcheca de caminhões e veículos militares, fica na região do Distrito Industrial quase ao lado da concessionária DAF (MacPonta) no município. As obras de construção civil, de aproximadamente 6 mil metros quadrados, foram iniciadas no segundo semestre de 2019, realizadas por um condomínio industrial (o mesmo que recebeu a Master Cargas quando chegou a Ponta Grossa), e seguiram uma série de exigências do grupo tcheco, como a necessidade de uma altura específica, por exemplo. A perspectiva é de que essas obras sejam concluídas nas próximas semanas.

De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, José Loureiro, o galpão deverá ser entregue em breve, provavelmente em fevereiro. Neste momento, a Tatra segue com o processo de abertura de empresa no Brasil. “Eles estão trabalhando para criar empresa, o CNPJ. Assim que concluírem isso, já fazem o contrato e assumem o barracão, que é para acontecer em fevereiro”, informa Loureiro. 

A partir disso, a empresa iniciará a logística para trazer os maquinários que serão utilizados para a montagem de seus produtos. “Eles pretendem iniciar a produção ainda neste ano, em meados deste ano”, completou Loureiro. Por esse motivo, Loureiro acredita que as máquinas que serão utilizadas no município, que já foram encomendadas, já estão prontas ou quase prontas. “O maquinário já deve estar quase saindo e vindo para o Brasil”, aponta o secretário. 

Ponta Grossa irá receber a primeira montadora do grupo fora da Europa. No município, a Tatra tem a intenção não apenas de montar os caminhões voltados para o uso fora de estrada (off-road) mas também os chassis e veículos que serão destinados para uso militar, com tração 6X6 e 8X8, por exemplo. Eles serão destinados ao Exército Brasileiro e forças armadas de outros países da América Latina, para onde a montadora irá exportar. “No segmento bélico, a Tatra é a maior do mundo. As montagens dos caminhões serão feitas para o fornecimento para o Exército Brasileiro”, informou o prefeito Marcelo Rangel, em entrevista ao Jornal da Manhã no segundo semestre de 2019.

Fornecedora se instalará na região

Como informado no ano passado, quando houve a confirmação de Ponta Grossa como a nova sede da Tatra, o investimento no município será de R$ 600 milhões. A escolha da cidade também está muito relacionada com a DAF: a montadora holandesa, pertencente ao Grupo Paccar, detém 19% da Tatra. Muitas das peças utilizadas pelos caminhões e veículos da Tatra na Europa são provenientes da própria DAF, como os motores, cabines, conjuntos ópticos, entre outros itens. Além disso, uma outra fornecedora da montadora, a Brano, fabricante de autopeças vinculada à Tatra, irá se instalar na região.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE