PUBLICIDADE

Boletos do IPTU começam a ser distribuídos neste mês

A maior parte dos 159 mil boletos gerados foram entregues pela gráfica na agência central dos Correios em Ponta Grossa
A maior parte dos 159 mil boletos gerados foram entregues pela gráfica na agência central dos Correios em Ponta Grossa -

Vencimento do imposto para o pagamento à vista ocorre no dia 10 de março, enquanto que parcelado dia 20

Os Correios iniciam, neste mês de fevereiro, a entrega dos boletos do Imposto Predial e Territorial Urbano em Ponta Grossa (IPTU). Nesta sexta-feira (31), a maior parte dos 159 mil boletos gerados foram entregues pela gráfica na agência central dos Correios – a outra parte será entregue no local na segunda-feira, dia 3. A partir deste momento, os Correios iniciam a triagem dos boletos, para que a entrega seja otimizada, e então divididos nas Centrais de Distribuição, o que deverá ocorrer na próxima semana. A perspectiva é de que em até dez dias as faturas comecem a serem entregues nas casas. 

De acordo com os Correios, para que todos os carnês sejam entregues, são necessárias até quatro semanas. Ou seja: até o dia 10 de março, quando ocorre o vencimento do valor integral do imposto, que garante o desconto de 15%, todos os contribuintes já estarão com o boleto em suas casas. Para quem optar pelo pagamento parcelado, em até dez vezes, a primeira parcela vence no dia 20 de março. A exemplo dos últimos anos, não é mais necessário que tenha alguém na casa para receber o carnê – os boletos são depositados nas ‘caixinhas’ de correio. 

Quem não receber até o prazo, ou então já prefere antecipar e pagar já o imposto, pode acessar o Portal do Contribuinte e gerar o boleto. O tributo municipal pode ser pago nas instituições bancárias conveniadas: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú, Sicredi, Uniprime, Santander e casas lotéricas. 

Como já informou a prefeitura, o lançamento do IPTU 2020 registrou um incremento de seis mil cadastros em comparação com o último ano, passando de 153 mil para 159 mil cadastros ao todo. Este crescimento também representou incremento no valor total lançado, que passou de R$ 125 milhões para R$ 137 milhões. Para este ano não haverá um aumento real no valor do imposto: o reajuste do tributo foi apenas a reposição da inflação no período, de 3,31%.

Isenção já pode ser solicitada

O contribuinte que se enquadrar nos critérios de isenção já pode protocolar a solicitação na Praça de Atendimento. O prazo para a solicitação é até 26 de junho. Quem não protocolar poderá ser inscrito em Dívida Ativa. São isentos proprietários de imóveis com área construída de até 70 m² cuja renda mensal bruta seja de até dois salários mínimos; e de imóveis com área construída de até 140m² pertencente a contribuinte com deficiência mental ou invalidez ,ou com mais de 65 anos com renda mensal de até dois salários mínimos

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE