menu

Medidas são anunciadas para indústrias da região

Além das questões trabalhistas, agora há o trabalho de intervenção junto ao governo para buscar melhores condições tributárias 

Diante da evolução dos números do coronavírus no Brasil, a Casa da Indústria de Ponta Grossa, por meio dos sindicatos vinculados, emitiu uma nota às empresas, no final da tarde desta quarta-feira (18), com recomendações aos empresários. O principal destaque é a recomendação da criação de um Plano de Contingência, para enfrentar a grave situação atual, além da indicação que as empresas possam desenvolver um plano de flexibilização das atividades laborais. Tudo para preservar a saúde e segurança dos colaboradores, e evitar a contaminação e a consequente proliferação do coronavírus (Covid-19).

No caso do Plano de Contingência descrito no documento, há a orientação do Ministério Público do Trabalho, às empresas que estão em atividade, que desenvolvam um programa de prevenção de infecções, o que inclui as limpezas e esterilização, disponibilizar álcool em gel, promover distanciamento entre trabalhadores, orientar aos colaboradores com sintomas que permaneçam em casa, desde que comunicado previamente aos supervisores, entre outras medidas. 

Já no plano de flexibilização deverá prever situações de Decreto de Estado de Emergência, de casos de suspensão, o que inclui faltas justificadas (como em caso de isolamento, quarentena ou afastamento de funcionários), home office, licença do contrato de trabalho, banco de horas, férias individuais ou coletivas, redução de jornada de trabalho e de salário, entre outras questões.

Priscilla Garbelini Jaronski, diretora executiva da Casa da Indústria, relata que além dessas questões trabalhistas, agora há o trabalho de intervenção para buscar melhores condições tributárias, para um alento econômico e financeiro às empresas neste momento. “Temos agido junto com a Federação e a CNI, para tentar intervenções econômicas junto ao governo, principalmente do Estado, como no ICMS, dilação de prazos de pagamento, enfim, buscando possibilidades de flexibilizar a tributação”, informou.

Últimas Notícias
Cotidiano 20/03/2020 ás 09:10h
Ponta Grossa 20/03/2020 ás 08:37h
Ponta Grossa 20/03/2020 ás 08:22h
Ponta Grossa 20/03/2020 ás 07:58h
Ponta Grossa 20/03/2020 ás 07:39h
Destaques
Fluidos Positivos
Paulo Coelho
VÍDEOS
Mix
/img/cover/310000/cover_00317671_00.jpg
+ Empregos
+ Bom Dia Astral
+ Romulo Cury
+ Variedades