PUBLICIDADE

Aeroporto de PG deverá ter obras licitadas neste mês

Projeto será concluído em 2022
Projeto será concluído em 2022 -

Súmula de requerimento da licença ambiental prévia para a ampliação já foi solicitada

Deverão ser licitadas, neste mês de maio, as obras de ampliação do Aeroporto Comandante Antonio Amilton Beraldo (Sant’Ana), em Ponta Grossa. O município publicou, na edição desta quarta-feira (6) do seu Diário Oficial, a súmula do requerimento de licença prévia, junto ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP), para possibilitar a ampliação do aeródromo. Esse investimento se refere aos R$ 35 milhões, já liberados pelo governo federal ao município, que possibilitarão uma melhoria de infraestrutura aos passageiros e às aeronaves – por enquanto não contemplando a ampliação da pista. 

Depois da licitação há o tramite burocrático e alguns prazos legais, até que seja assinado o contrato com a empresa vencedora. De acordo com Victor Hugo de Oliveira, Superintendente Aeroportuário de Ponta Grossa, as obras deverão ser iniciadas no segundo semestre deste ano, e a partir do início da construção, a empresa terá um teto de dois anos para concluir. Ou seja: tudo deverá ser concluído até o final de 2022.

Entre as obras a serem executadas estão a construção de um novo terminal de passageiros, próximo ao atual (que deverá ficar apenas para voos executivos), a construção de uma nova taxiway (que liga a pista até o terminal de passageiros), e a ampliação do pátio de manobra para as aeronaves, a qual poderá receber, futuramente, aviões a jato (fan), quando houver uma ampliação de pista.

Cabe destacar que a restruturação do aeroporto Sant’Ana também representa um marco na administração estadual: ele será o primeiro empreendimento público no Paraná que utilizará a metodologia BIM (Modelagem da Informação da Construção). Ela garante uma percepção antecipada das possíveis interferências e situações de manutenção comuns durante o ciclo de vida da obra, ampliando a importância e usabilidade do projeto e consequentemente, reduzindo as chances de improvisação e o tempo gasto na execução, melhorando o desempenho e garantindo que o cronograma e orçamento previstos sejam respeitados.

Faixa de pista é ampliada

Para melhorar a infraestrutura do aeroporto, no início deste ano houve a remoção da Associação dos Servidores Públicos Municipais de Ponta Grossa (ASPMPG), que ficava localizada ao lado da cabeceira 26 da pista. Estruturas foram desmontadas para que haja maior segurança na operação do aeródromo. “Temos que ter 140 metros do eixo da pista, para ter a classificação 3-charlie. Hoje trabalhamos com 2-charlie especial. Então precisamos dessa faixa de pista para o ATR e os aviões maiores também”, explica Oliveira. Para a ASPMPG, em troca, a Prefeitura cedeu um terreno ao lado da UTFPR, para onde a sede será transferida.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE