PUBLICIDADE

Comércio de PG abre normalmente na próxima semana

As lojas de shoppings e do comércio de rua irão abrir normalmente - salvo algumas exceções. Bancos não abrem na segunda e terça
As lojas de shoppings e do comércio de rua irão abrir normalmente - salvo algumas exceções. Bancos não abrem na segunda e terça -

Lojas do comércio de rua e shoppings abrirão. Bancos fecham e mercados  abrirão em horário reduzido na terça 

Com a revogação do ponto facultativo do Carnaval e a suspensão, por parte do Governo do Estado, das festas e eventos comemorativos relativos à data, o comércio e diversos serviços funcionarão normalmente em Ponta Grossa na próxima semana. Ao contrário dos anos anteriores, de segunda a quarta-feira (de 15 a 17 de fevereiro), praticamente tudo deverá abrir no horário comercial de praxe, com exceção de agências bancárias, que estarão com as portas fechadas na segunda e terça-feira, voltando a atender apenas na quarta-feira (17) a partir de meio-dia. Mercados abrem na terça-feira, porém com horário reduzido.

As lojas do comércio de rua, informa a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg), terão expediente normal no próximo dia 16. “A terça-feira de Carnaval é ponto facultativo e que neste ano, não havendo nenhum tipo de festividade como bailes e desfiles, com órgãos públicos federais, estaduais e municipais funcionando normalmente, o comércio também estará com expediente normal, não teria porque fechar”, explica a Diretora de Comércio da Acipg, Flávia Barrichello. Contudo, ela lembra que a abertura não é obrigatória, e que fica a critério de cada empreendedor abrir as portas ou não.

O Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) também reforçou a abertura das lojas, porém informou que as empresas que efetuaram acordo com o Sindicato Laboral, que engloba a compensação de trabalho, devem respeitar o acordo firmado. Além disso, alguns estabelecimentos possuem banco de horas, o que habilita a liberação de funcionários, conforme a realidade de cada comércio. Entre os shoppings, também haverá expediente normal. Lojas, quiosques e Praça de Alimentação funcionarão das 10h às 22 horas.

Os supermercados, de mesma forma, manterão o expediente normal nos próximos dias, com exceção da terça-feira de Carnaval, quando os estabelecimentos podem funcionar até às 20 horas, conforme foi assinado em acordo coletivo, informou a Associação Paranaense de Supermercados (Apras). Assim, os mercados de grandes redes atenderão das 8h às 22 horas na segunda e quarta-feira; enquanto que na terça atenderá até duas horas antes.

Nos serviços, a Superintendência Estadual dos Correios informou que suas unidades operacionais e de atendimento funcionarão normalmente, ou seja, haverá atendimento nas agências e entrega de objetos postais, conforme as condições vigentes. A Ponta Grossa Ambiental também informou que fará a coleta de lixo todos os dias, sem interrupções.

Órgãos públicos terão atendimento 

No Paraná, o governador Ratinho Junior (PSD) decretou, no início do mês, a revogação do ponto facultativo no Executivo durante o Carnaval, além de suspender as festas e eventos comemorativos paranaenses. O Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), a Assembleia Legislativa (Alep), o Ministério Público (MP-PR) e o Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR), resolveram seguir o mesmo indicativo. Quem também adotará as medidas previstas no decreto estadual é a Prefeitura de Ponta Grossa. Em nota, o Executivo do Município informou que o “expediente nos serviços da administração pública municipal será normal durante todo o período”. Isso também vale para órgãos, como Praça de Atendimento, Unidades Básicas de Saúde, Agência do Trabalhador, Procon, entre outros. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE