menu

Comércio de PG abre normalmente na próxima semana

Lojas do comércio de rua e shoppings abrirão. Bancos fecham e mercados  abrirão em horário reduzido na terça 


Com a revogação do ponto facultativo do Carnaval e a suspensão, por parte do Governo do Estado, das festas e eventos comemorativos relativos à data, o comércio e diversos serviços funcionarão normalmente em Ponta Grossa na próxima semana. Ao contrário dos anos anteriores, de segunda a quarta-feira (de 15 a 17 de fevereiro), praticamente tudo deverá abrir no horário comercial de praxe, com exceção de agências bancárias, que estarão com as portas fechadas na segunda e terça-feira, voltando a atender apenas na quarta-feira (17) a partir de meio-dia. Mercados abrem na terça-feira, porém com horário reduzido.

As lojas do comércio de rua, informa a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg), terão expediente normal no próximo dia 16. “A terça-feira de Carnaval é ponto facultativo e que neste ano, não havendo nenhum tipo de festividade como bailes e desfiles, com órgãos públicos federais, estaduais e municipais funcionando normalmente, o comércio também estará com expediente normal, não teria porque fechar”, explica a Diretora de Comércio da Acipg, Flávia Barrichello. Contudo, ela lembra que a abertura não é obrigatória, e que fica a critério de cada empreendedor abrir as portas ou não.

O Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) também reforçou a abertura das lojas, porém informou que as empresas que efetuaram acordo com o Sindicato Laboral, que engloba a compensação de trabalho, devem respeitar o acordo firmado. Além disso, alguns estabelecimentos possuem banco de horas, o que habilita a liberação de funcionários, conforme a realidade de cada comércio. Entre os shoppings, também haverá expediente normal. Lojas, quiosques e Praça de Alimentação funcionarão das 10h às 22 horas.

Os supermercados, de mesma forma, manterão o expediente normal nos próximos dias, com exceção da terça-feira de Carnaval, quando os estabelecimentos podem funcionar até às 20 horas, conforme foi assinado em acordo coletivo, informou a Associação Paranaense de Supermercados (Apras). Assim, os mercados de grandes redes atenderão das 8h às 22 horas na segunda e quarta-feira; enquanto que na terça atenderá até duas horas antes.

Nos serviços, a Superintendência Estadual dos Correios informou que suas unidades operacionais e de atendimento funcionarão normalmente, ou seja, haverá atendimento nas agências e entrega de objetos postais, conforme as condições vigentes. A Ponta Grossa Ambiental também informou que fará a coleta de lixo todos os dias, sem interrupções.


Órgãos públicos terão atendimento 

No Paraná, o governador Ratinho Junior (PSD) decretou, no início do mês, a revogação do ponto facultativo no Executivo durante o Carnaval, além de suspender as festas e eventos comemorativos paranaenses. O Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), a Assembleia Legislativa (Alep), o Ministério Público (MP-PR) e o Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR), resolveram seguir o mesmo indicativo. Quem também adotará as medidas previstas no decreto estadual é a Prefeitura de Ponta Grossa. Em nota, o Executivo do Município informou que o “expediente nos serviços da administração pública municipal será normal durante todo o período”. Isso também vale para órgãos, como Praça de Atendimento, Unidades Básicas de Saúde, Agência do Trabalhador, Procon, entre outros. 

Últimas Notícias
Campos Gerais 12/02/2021 ás 22:38h
Campos Gerais 12/02/2021 ás 22:22h
Ponta Grossa 12/02/2021 ás 19:49h
Ponta Grossa 12/02/2021 ás 19:43h
Destaques
Fluidos Positivos
Paulo Coelho
VÍDEOS
Mix
/img/cover/360000/cover_00366986_00.jpg?xid=1044921
+ Empregos
+ Bom Dia Astral
+ Romulo Cury
+ Variedades