menu

Lojas, mercados e shoppings abrem neste feriado em PG

Lojas do comércio varejista abrem às  9 horas. Mercados abrem em horário de feriado, mas fecham no domingo e não terão sequer delivery no dia 2


Lojas do comércio de rua, de shoppings e mercados irão abrir as portas, em Ponta Grossa, neste feriado do dia 1º de maio, o Dia do Trabalhador. O recesso fica por conta do domingo, dia 2 de maio. No caso do comércio varejista, a confirmação da abertura veio através da assinatura de um termo aditivo à Convenção Coletiva, realizada nesta semana. A abertura das lojas do comércio de rua ocorre em horário normal, a partir das 9h, seguindo o último decreto publicado pelo município, no dia 29 de abril.

No caso dos mercados, a confirmação do funcionamento no sábado, em horário de feriado, das 8h às 20 horas, veio em uma reunião da Apras que ocorreu nesta semana. O termo aditivo à Convenção Coletiva, assinada em 2020, já previa a abertura no feriado e fechamento no domingo, mas como em Ponta Grossa há o decreto que impede a abertura nos domingos, houve o debate sobre a abertura ou não no sábado. E foi decidido conforme o aditivo, que os mercados abrem no sábado e fecham no domingo, não podendo nem haver o delivery no dia 2.

A abertura das lojas é importante, informa o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Grossa, José Loureiro, não apenas para recuperar um pouco das vendas perdidas nos dias que as lojas ficaram fechadas, mas também para as vendas do Dia das Mães, de modo que os clientes possam antecipar as compras e evitar aglomerações nos dias que antecedem a data. “Esse sábado é o primeiro do mês; o último dia útil é esta sexta, que é quando o funcionário público recebe, e isso é importante para o comércio. Além disso é o último sábado do dia das mães; o outro já é véspera, então muita gente já vai procurar o presente e estamos com expectativa de bom movimento”, diz. De acordo com o termo adicional firmado, as horas trabalhadas no dia 1º deverão ser remuneradas com adicional de 100% sobre a hora normal.

Os shoppings também abrem neste sábado. No Shopping Palladium, por exemplo, as lojas e quiosques abrirão das 11h às 20 horas, enquanto a Praça de Alimentação das 10h às 22 horas. No domingo, somente as operações da Praça de Alimentação funcionarão, das 11h às 22 horas. A gerente de Marketing do Palladium Ponta Grossa, Maura Müller, destaca que as lojas estão com ofertas especiais para o Dia das Mães e com o foco em agradar as mamães e os filhos, podendo ainda participar do Compre e Ganhe do Shopping e ganhar brindes exclusivos em diversas lojas.

 

Mais de 80% dos paranaenses devem presentear as mães

Sondagem realizada pela Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio PR) revela que 80,2% dos paranaenses pretendem presentear neste Dia das Mães. A intenção de compras para a data é 18% maior do que em 2020, quando 68,0% dos consumidores planejavam comprar presentes para as mães. Segundo projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Dia das Mães de 2021 deve movimentar R$ 12 bilhões em todo o país. No Paraná, a estimativa é de que a segunda data mais importante do comércio injetará R$ 820 milhões na economia do estado. Essa elevação considerável pode ser justificada pela tentativa dos filhos em compensar o distanciamento social imposto pela pandemia.

Últimas Notícias
Ponta Grossa 16/09/2021 ás 17:08h
Ponta Grossa 16/09/2021 ás 17:00h
Destaques
Fluidos Positivos
Paulo Coelho
VÍDEOS
Mix
/img/cover/390000/capa_00393458_0_202109142258.jpg?xid=1133705
+ Empregos
+ Bom Dia Astral
+ Romulo Cury
+ Variedades