PUBLICIDADE

Gol adquire MAP da VoePass e poderá operar voos em PG

Imagem ilustrativa da imagem Gol adquire MAP da VoePass e poderá operar voos em PG
-

Negociação foi concretizada nesta terça-feira (8). Slots que eram operados pela VoePass, em Congonhas (SP), passarão a pertencer à GOL

Os voos operados pela VoePass entre Ponta Grossa e São Paulo, para o aeroporto de Congonhas (CGH), passarão a pertencer à Gol Linhas Aéreas. Isso acontece devido ao fato que a Gol, maior empresa aérea brasileira, emitiu um comunicado a investidores, na noite da última terça-feira (8), informando que celebrou um acordo para a aquisição da MAP Transportes Aéreos Ltda. A MAP pertencia à VoePass desde 2019, em um negócio selado 100% no mês de agosto. A VoePass operava o voo entre Ponta Grossa e São Paulo em slots que pertenciam à MAP, e que passarão a pertencer à GOL assim que houver todas as aprovações e confirmações pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

Segundo o comunicado da Gol, a transação foi feita pelo valor de R$28 milhões em dinheiro e ações, e a Companhia ainda assumirá até R$100 milhões de compromissos financeiros da MAP. “A efetivação dessa Transação reforçará o posicionamento de liderança da GOL em duas das suas principais bases, com crescimento em CGH de aproximadamente 10%, por meio da adição de 26 voos diários. Assim, a Companhia poderá atender novos destinos, conectando a maior cidade da América do Sul com mercados domésticos historicamente sub-ofertados”, informa o comunicado. Esses 26 voos diários informados se referem aos 26 Slots pertencentes à MAP. A VoePass confirmou, em comunicado, que essas operações no aeroporto localizado na capital paulista serão repassadas. “A negociação envolve a assunção, pela GOL, de todas as operações da MAP, incluindo os 26 slots no Aeroporto de Congonhas”.

A Gol informou que pretende oferecer novos destinos e rotas complementares à sua malha atual no Aeroporto de Congonhas. No comunicado, a GOL revelou que “os ATRs serão substituídos por aeronaves maiores e mais eficientes, dando continuidade à estratégia regional da GOL, que hoje opera com 23 Boeing 737-700 – um modelo que pode ser substituído por outro tipo de aeronave ainda mais eficiente no futuro”, porém detalhou que “a Companhia também possui flexibilidade adicional para avaliar novos tipos de aeronaves ou parcerias que possam atender esses mercados regionais com melhor eficiência de custos”.

Paulo Kakinoff, CEO da GOL, destacou que a aquisição será importante para fortalecer a presença no mercado aéreo de transporte regional.  “Acreditamos que a aquisição da MAP seja, nesse momento, a única oportunidade viável de consolidação racional no mercado de aviação brasileiro. Daqui para frente, continuaremos focados na estratégia de crescimento orgânico, estimulando a demanda para expansão de nossa malha”.

Para a VoePass, a venda da MAP é estratégica e representa um movimento de redução de seu endividamento, melhora na gestão do caixa e permitirá, no médio prazo, sua recuperação econômica. "Nosso planejamento em 2019 indicava uma forte recuperação da VoePass a partir do primeiro semestre de 2020. Contudo, com a pandemia todas as expectativas foram frustradas, passamos a lutar pela sobrevivência da companhia, atravessando a pior crise da história da aviação mundial”, informou a empresa em comunicado, ressaltando, contudo, que ficam mantidas, sem qualquer alteração, todas as operações aéreas realizadas pela VoePass na Região Norte, e que mantém seu planejamento de expansão nesta localidade do Brasil. 

Voos em Ponta Grossa

Os voos da VoePass entre Ponta Grossa e Congonhas foram realizados até o mês de março de 2021, quando foram suspensos devido ao avanço da pandemia e à determinação de medidas sanitárias mais restritivas. A reportagem do Jornal da Manhã e Portal aRede entrou em contato com a assessoria de imprensa da Gol, para saber mais detalhes sobre a operação da linha entre Ponta Grossa e São Paulo, se ela seria mantida com os aviões ATR (que ficam com a Voepass), mas devido a inúmeros detalhes que ainda serão acertados, a empresa informou que as informações serão reveladas futuramente. “A GOL informa que, oportunamente, após a aprovação pelas autoridades responsáveis, a Companhia atualizará seu planejamento de malha, considerando as atividades da MAP”.

A prefeitura de Ponta Grossa enviou à reportagem uma nota oficial, revelando que ainda não foi informada pela empresa sobre a transação. “A Prefeitura de Ponta Grossa informa que ainda não foi notificada pela VoePass sobre o assunto e logo que tenha mais dados, se manifestará sobre o tema”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE