PUBLICIDADE

Vendas do comércio de PG no Natal de 2021 cresceram 11%

Imagem ilustrativa da imagem Vendas do comércio de PG no Natal de 2021 cresceram 11%
-

Para 80% dos empresários ouvidos em Ponta Grossa, as vendas foram iguais ou superiores às registradas em 2020

As vendas do comércio ponta-grossense foram superiores em mais de 10% neste fim de ano de 2021, na comparação com as registradas no período em 2020. Além disso, a maior parte dos comerciantes venderam mais do que no ano passado. A informação consta na pesquisa realizada pelo grupo Datacenso Pesquisa e Inteligência de Mercado, contratada pela Federação das Associações Comerciais do Estado do Paraná (Faciap). A pesquisa foi realizada após o Natal, entre os dias 27 e 28 de dezembro, e ouviu 500 lojistas das principais cidades paranaenses.

Somente em Ponta Grossa, foram ouvidos 89 comerciantes, de diversos setores da economia. Entre eles, 66% eram de microempresa (até 9 funcionários), 20% de pequena (10 a 49), 10% de média (50 a 59) e 4% de grandes empresas (com mais de 100 funcionários). De acordo com o levantamento, 54% dos empresários ouvidos confirmaram que tiveram vendas de Natal superiores às registradas em 2020, enquanto que para 26% as vendas foram iguais. Somente 16% teve queda nas vendas – outros 4% não souberam dizer. Em Ponta Grossa, 30% dos empresários afirmaram ter contratado mais pessoas para o fim de ano. 

Para esses comerciantes ouvidos na cidade, de acordo com o que foi informado na pesquisa, a média das vendas foi 11% superior ao registrado em 2020. Entre as seis cidades paranaenses ouvidas na pesquisa, Ponta Grossa teve o terceiro melhor desempenho, atrás apenas de Londrina, onde as vendas cresceram 18%, e de Francisco Beltrão, com 14% de alta. Curitiba, a capital do Estado, teve uma elevação de 9% nas vendas, ao passo que Maringá e Cascavel registraram um incremento de 8%. 

Em âmbito estadual, a média de crescimento das vendas também foi de 11%. Para o presidente da Faciap, Fernando Moraes, o resultado positivo reflete um crescimento no clima de confiança do consumidor e a expectativa de melhora da economia com a redução dos casos de Covid-19. “Com o avanço da vacinação e a queda nos números da pandemia as famílias voltaram a se reunir para celebrar o Natal, o que alavancou as vendas neste período”.

Empresários estão otimistas

Diante do desempenho do Natal, para 2022 os empresários ponta-grossenses demonstraram otimismo. Segundo o levantamento, 82% deles estão esperançosos e animados para as vendas neste ano, um dos mais altos valores, próximo de Maringá e Cascavel, onde o otimismo é de 83%, e de Londrina, onde 86% estão esperançosos por um ano melhor. Entre os ouvidos, apenas 18% dos ponta-grossesnes deles estão preocupados com 2020. Por outro lado, nenhum dos 89 entrevistados afirmou estar ‘desanimado’ para o desempenho do comércio neste ano. De acordo com o Datacenso, a margem de erro geral da pesquisa é de 4%, considerando o grau de confiança de 95%.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE