PUBLICIDADE

Receita recebe 21,3 mil declarações de IR além do projetado na região

Receita Federal informou que não houve queda nos sistemas neste último dia
Receita Federal informou que não houve queda nos sistemas neste último dia -

Delegacia regional da Receita Federal do Brasil em Ponta Grossa recebeu 261,3 mil declarações de Imposto de Renda

O número de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) recebidas ficou acima do esperado pela Receita Federal do Brasil em Ponta Grossa e região neste ano. Dados revelados nesta quarta-feira (1), no balanço final de DIRPFs recebidas dentro do prazo, ou seja, entre os dias 7 de março e 31 de maio, apontam que 261.324 contribuintes dos 64 municípios abrangidos pela delegacia regional prestaram contas com o fisco. Isso corresponde a um valor 8,88% superior ao total esperado para a região, que era de 240 mil declarações, representando 21.324 além do projetado.

Essa superação foi observada também na cidade de Ponta Grossa e nos âmbitos nacional e estadual. Em Ponta Grossa, a delegacia regional recebeu 79.895 declarações neste ano, valor que foi 7,2% superior aos 74,5 mil inicialmente projetados (5.395 acima do previsto). No Paraná, foram recebidas 2,37 milhões de declarações (7% além dos 2,22 milhões previstos), e no Brasil, o total de declarações chegou a 36,32 milhões, valor 6% acima das 34,1 milhões inicialmente projetadas. 

No ano passado, a delegacia regional da Receita Federal recebeu 239.536 declarações, o que significa um aumento de 21.788 envios; ao passo que em Ponta Grossa, o valor ao final do prazo foi de 74.377, mostrando uma alta de 5.518 declarantes.

O delegado adjunto da Receita Federal na região, Marcelo Catarossi, aponta não apenas um, mas diversos fatores que podem ter contribuído para que houvesse um crescimento na região ainda maior que a média nacional e estadual. Os principais deles, acredita, são o aumento do número de trabalhadores e o aumento da renda. “O que associamos de um ano para o outro é o aumento da renda, com correção de salário. Com mais pessoas que entraram no mercado de trabalho, elas passaram a receber acima da obrigatoriedade da entrega”, disse. 

Catarossi ainda apontou a ausência da correção na tabela, ou seja, no valor mínimo de ganhos que torna obrigatório o envio, que foi mantido em R$ 28,5 mil, mesmo valor dos últimos anos, passando a incidir em mais contribuintes. “E, no ano passado, também houve um aumento no número de pessoas que realizaram operações na Bolsa de Valores, fator que torna obrigatório a fazer a declaração”, informou.

Quem era obrigado a declarar e perdeu o prazo, deverá enviar a declaração o quanto antes, mas já estará sujeito a uma multa mínima de R$ 165,75, multa essa que pode chegar a 20% do valor devido.

Receita recebeu 9% no último dia

Somente nesta terça-feira (31), um total de 214.849 declarações foram enviadas no último dia do prazo no Paraná, o que equivale a 9% do total de declarações enviadas durante todo o período. Na região não foi diferente: 23.024 foram enviadas no último dia, o equivalente a 8,81% do total; enquanto que em Ponta Grossa 7.494 declarações foram enviadas nas últimas 24 horas, o que significa 9,27% do total. “Verificamos isso ano após ano. Nos últimos dias, especialmente no último, há um volume maior de entrega. E aqui na nossa regional, não tivemos relatos de problemas. No fim, acabou dando tudo certo, e todos os que queriam entregar, entregaram, porque não registramos queda nos sistemas”, assegurou Catarossi

Mais da metade dos contribuintes terá imposto a restituir

Um levantamento da Receita Federal aponta que cerca de 60% dos declarantes terão imposto a restituir, enquanto que 20% são considerados sem saldo (nem imposto a restituir e nem a pagar), e 20% tiveram imposto a pagar. Trazendo esses dados para a região, significa que aproximadamente 156 mil contribuintes da região serão restituídos, ao passo que 52 mil contribuintes precisaram pagar imposto para transmitir a declaração. Sobre a restituição, cerca de 20 mil contribuintes prioritários já foram contemplados no primeiro lote, pago nesta terça-feira, dia 31. O segundo, dos cinco lotes de restituição, será pago no final deste mês de junho, e também terá a contemplação do lote prioritário, além de alguns contribuintes sem prioridade, que serão restituídos conforme a data do envio das declarações – quem enviou nos primeiros dias, deverá receber neste grupo

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE