PUBLICIDADE

Acordo irá fomentar o ecossistema de inovação em PG

Assinatura ocorreu na tarde desta quinta-feira, em Foz do Iguaçu
Assinatura ocorreu na tarde desta quinta-feira, em Foz do Iguaçu -

Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa assinou um termo de cooperação técnica com o Parque Tecnológico de Itaipu para o 'PTI Conecta Vale dos Trilhos'

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da sua Agência de Inovação e Desenvolvimento, assinou, nesta quinta-feira (2), um convênio inédito na área de tecnologia e inovação: um termo de cooperação técnica com a Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR). O principal objetivo é fomentar e desenvolver o ecossistema de inovação da cidade, estimulando a criação de startups. A assinatura ocorreu pela tarde, em Foz do Iguaçu, e contou com a presença da presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa, Tonia Mansani, e o general Eduardo Garrido, diretor superintendente do PTI.

A partir desse acordo, o município desenvolverá de atividades com o objetivo desenvolver o ecossistema de empreendedorismo e inovação local, por meio do Espaço de Empreendedorismo de Ponta Grossa. O programa se chamará ‘PTI Conecta Vale dos Trilhos’ e irá ofertar 100 vagas para participantes interessados. O programa contará com mentorias e consultorias, de modo a fazer com que os participantes possam tirar suas ideias do papel. Todo o curso será gratuito. 

Para Tonia Mansani, esse acordo será um marco importante no fomento desse setor na cidade. “Queremos um ecossistema ativo e pujante, e para isso, precisamos necessariamente da formação de startups, para que incubadoras locais tenham empresas para incubar. Nós, enquanto Agência de Fomento e Inovação, estamos fazendo essa cooperação técnica para trazer o PTI para nosso ecossistema com toda sua competência técnica e para auxiliar os atores locais nesse movimento de formação de startups”, explicou.  Segundo ela, nesse meio de inovação, é preciso ter muita produção, para que haja um movimento ativo na formação de startups e se tenha material suficiente para a incubação nos órgãos locais, como UEPG, UTFPR. “Buscamos esse parceiro consolidado, muito importante para o desenvolvimento tecnológico no Oeste, para nos auxiliar nesse processo de formação e geração de startups”, acrescentou.

Tonia Mansani explica que esse processo de formação do ‘PTI Conecta Vale dos Trilhos’, com as mentorias e consultorias, será uma jornada, com encontros presenciais, como um curso, e também haverá as aulas gravadas. Ao final, haverá a certificação e a validação das horas poderá ser feita dentro de universidades. “As inscrições vão ser abertas para a comunidade, não restritas a universidades, voltadas a qualquer pessoa que quiser fazer uma startup. Se ao final quiserem incubar, serão direcionados à UEPG, UTFPR ou demais universidades com disponibilidade”, conclui.

O PTI Conecta Vale dos Trilhos contará com a parceria de universidades e instituições através da governança de educação: Sesi/Senai, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Unisecal, Unicesumar, Unopar, Marista, e, conforme Tônia, está aberto para novas parcerias.

Interessados já podem se inscrever neste link. O prazo de inscrição vai até 15 de agosto.

Diretor exalta potencial de Ponta Grossa

O diretor superintendente do PTI-BR, general Eduardo Garrido, destacou a importância da assinatura do Termo de Cooperação entre as instituições e disse que a parceria vem para contribuir com a transformação digital, o desenvolvimento e a inovação no estado do Paraná. “Temos a missão de gerir um ecossistema de inovação, desenvolvendo ciência, tecnologia e negócios como o objetivo maior que é o bem-estar do cidadão, a geração de emprego e renda. Com essa parceria vamos ter a oportunidade de contribuir com Ponta Grossa, levando nossas expertises, seja nas ações já desenvolvidas, soluções do Programa Vila A Inteligente, mas principalmente incentivando potencial dos jovens e universitários para o empreendedorismo”, afirmou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE