PUBLICIDADE

Estudo na região aponta oportunidade de negócios

Tendo em vista a transformação socioeconômica que o Projeto Puma trará à região, o Sebrae desenvolveu um estudo sobre o potencial do comércio e da oportunidade de negócios nos três municípios que serão impactados de forma mais direta pela fábrica: Ortigueira (onde está sendo instalada), Telêmaco Borba e Imbaú. Os estudos incluíram um diagnóstico sobre o perfil e comportamento dos consumidores dos três municípios, identificaram os hábitos e atitudes do consumidor local, apontando, por exemplo, as categorias com maior demanda e as que estão em falta em cada cidade. Eles foram apresentados à população, empresários e lideranças municipais entre 21 e 23 de outubro, em cada cidades, para um público de 250 pessoas.

O consultor do Sebrae, Lincoln Marcos Valle, que conduziu os eventos, revela que o estudo foi feito baseado em uma pergunta (você comprou nos últimos 12 meses na cidade ‘X’?) e então eram avaliadas 10 categorias, como a frequência de compras, local de compra, além da pergunta das principais carências na cidade. Segundo ele, o estudo é importante não somente para oportunizar novos empreendedores, mas também que os atuais comerciantes possam expandir seus negócios. “O estudo mostrou que todo negócio tem potencial, que vai realmente de cada empresário analisar o setor. A pesquisa apontou algumas coisas até meio sabidas, mas que os empresários não param para analisar. Os negócios de necessidade básica, como mercados, farmácias e padarias têm um consumo muito maior, e automaticamente têm oportunidade de exploração maior”, diz.

Outros setores que apresentaram grande demanda foram os de imobiliária, tendo em vista o crescimento da populacional, assim como de restaurantes e lanchonetes. “Ao vir uma grande indústria, a tendência é que aumente a população, cresça o poder de renda das pessoas e circule mais dinheiro; então são negócios de longo prazo que começam a aparecer. Mas, mesmo surgindo uma oportunidade muito grande, é importante não deixar de fazer plano de negócios e o estudo de viabilidade antes”, alerta.

O estudo foi bem avaliado e aceito pela Klabin, poder público e entidades da região. “O trabalho do Sebrae é fundamental para que as comunidades possam aproveitar ao máximo e de maneira estruturada as oportunidades de empreendedorismo que estão surgindo nesse novo contexto de desenvolvimento regional”, relata Francisco Razzolini, diretor geral do Projeto Puma. “Com a constrição da fábrica, empresas estão procurando empresários locais com condição de atender no comercio local, beneficiado várias empresas aqui instaladas. Isso gera renda para as próprias pessoas nativas e traz oportunidades para todos os setores”, avalia Adriano Degaspari Salvador, presidente da Associação Comercial e Industrial de Telêmaco Borba.

análise
Material lista setores mais frequentados e maiores carências

Entre as categorias mais consumidas em Telêmaco Borba, a de supermercados foi apontada por 97,4% deles, sendo que a maioria (31,2%) vai uma vez por semana. Grande parte deles compra na cidade, sendo que apenas 5 compram fora, em Ponta Grossa. Para 60% deles importa mais a localização; e para 18,9% interessa o preço. Na sequência, aparecem padaria (95,1%) e farmácia (86,7%). Entre as maiores demandas apontadas está um Shopping. “No caso do Shopping há de tomar certo cuidado ao analisar, porque precisa de alta rotatividade. Agora, quem disse que não soube é porque não sabia o que faltava, porque achava que não falta nada. É sinal que os negócios ali servem bem e tem oportunidade de expandir”, diz Valle. Em Ortigueira, 100% disse frequentar padarias, 99% supermercados e 98% farmácias, com os entrevistados apontando demandas para hipermercado (17%) e lojas de rede (10,7%). Já em Imbaú, 94,5% frequentam supermercados, 91% padaria e 85,4% farmácias, e os moradores também apontaram supermercado e loja de rede como necessidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE