PUBLICIDADE

Segurança de PG terá mais atenção

Imagem ilustrativa da imagem Segurança de PG terá mais atenção
Não é apenas a renovação de praticamente 80% dos vereadores da Câmara de Ponta Grossa o único efeito direto do resultado das eleições deste ano. Os eleitores ponta-grossenses decidiram dar crédito às propostas voltadas à área de segurança pública, mantiveram o Pastor Ezequiel (PRB) e elegeram outros dos nomes ligados à polícia para o mandato que se inicia a partir de 2017: Sargento Guiarone Jr (PROS) e Celso Cieslak (PRTB). O primeiro faz parte do 1º Batalhão. O segundo é Superintendente da 13ª SDP. Ezequiel é policial da reserva.
Com os três, a Câmara se qualifica para discutir os problemas relacionados à área de segurança pública e terá maior argumentação para discutir temas relacionados à falta de viaturas, defasagem de efetivo e superlotação carcerária. Também poderá realizar audiências públicas específicas com autoridades do setor para debater outros assuntos como aumento do crime e da violência.
Os problemas nesta área não são poucos e todos impactam diretamente no cotidiano da população. Os casos de roubos e furtos crescem verticalmente. Postos de combustíveis, farmácias, pequenos mercados e lojas perdem funcionários, clientes e contabilizam prejuízos com os seguidos assaltos. O transporte público é outro alvo dos bandidos. Há relatos de pessoas assaltadas no interior de ônibus, dentro dos terminais e nos pontos de embarque e desembarque.
Muito grave é a situação do Presídio Hildebrando de Souza. A falta de efetividade das lideranças políticas provocou a perda de uma Casa de Custódia e, sem espaços para encaminhar pessoas presas, o Cadeião do Santa Maria têm recorde de bandidos. São mais de 700 homens e mulheres entulhados num espaço com pouco mais de 260 vagas.
Com a mesma amplitude de deterioração funcional, a seção técnica do Instituto Médico Legal é manchete na mídia por conta da falta de legistas que, invariavelmente, represa corpos por até 15 horas, obrigando famílias a atravessarem madrugadas na porta do necrotério. O número de funcionários e de carros é insuficiente também.
Esses são alguns dos desafios para os três policiais militares que irão representar os ponta-grossenses, na Câmara, a partir do próximo ano. A ‘Bancada da Bala’ terá muito trabalho.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE