PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem Em defesa do ensino integral
-

Escola é para ampliar conhecimentos e o ensino em tempo integral é uma medida eficaz de proteção da criança e do adolescente contra a violência urbana. Não se deve desvalorizar as manifestações das mães ponta-grosssenses que desejam a flexibilização. No entanto, apoiá-las nesta iniciativa de mudanças no sistema é um retrocesso. 

Este novo formato das escolas municipais objetiva oferecer melhores conteúdos para os estudantes do município, mas também garantir a formação dos futuros profissionais, que irão construir a cidade do futuro – na gestão, administração e mão de obra qualificadas. Ganham os alunos porque com o ensino integral eles têm uma gama maior de atividades. Ganham os pais porque sabem que os filhos estão recebendo uma educação de qualidade e, também, a escola porque está mais próxima da comunidade.

Especialistas sustentam que em escola orientada por uma perspectiva integral de educação, sustenta altas expectativas de aprendizagem e desenvolvimento para todos os alunos ao mesmo tempo em que oferece instrumentos para que todos aprendam e se desenvolvam integralmente. Estas altas expectativas se sustentam na premissa de que todos os alunos são capazes de aprender. E, para isso, as estratégias devem ter clara intencionalidade pedagógica e compor um planejamento integrado que defina objetivos e metas de aprendizagem. Neste sentido, a distinção entre aulas e oficinas lúdicas – assim como a separação por períodos – perde o sentido. Todas as propostas devem compor o planejamento da escola e dos educadores.

As vantagens, no ensino integral, são muitas. Em Ponta Grossa, por exemplo, os alunos dispõem de 6 horas de trabalho pedagógico diário – sendo 3h na sexta-feira –, o que tem se tornado essencial para o cumprimento de todos os conteúdos da Base Comum Curricular Nacional, que exige o fortalecimento do currículo. Além desta razão, o Município se antecipa e desponta na qualidade de sua Educação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE