PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem Reinvenção de um sistema

Muito se fala na necessidade da construção de um terminal de transporte público no Núcleo Santa Paula, como forma de melhorar a eficiência do serviço em Ponta Grossa. É uma proposta antiga da Prefeitura e uma reivindicação de todos os moradores dessa região da cidade.

O importante é pensar grande. A construção deste terminal atenderia em parte as necessidades do transporte público. Ponta Grossa cresceu horizontalmente. Os núcleos residenciais, potencializados pelos benefícios e incentivos do governo federal, foram erguidos em regiões que até pouco tempo estavam na área rural. A população saltou para 351 mil habitantes.

Por conta dessas observações, o poder público deve admitir a possibilidade de construção de ao menos três terminais de ônibus: um no Santa Paula, outro no Jardim Carvalho e um terceiro no bairro da Chapada. Essas estruturas otimizariam o transporte de passageiros. Num próximo passo, a construção de estações tubos seria prioridade.

Nessa terça-feira, o Executivo assinou minuta autorizando a elaboração de Projeto de Lei para concessão dos terminais de ônibus por até 35 anos. Justifica este ato, afirmando que medida pode resultar ainda na diminuição do valor da passagem, uma vez que estas obrigações serão retiradas do contrato de concessão do transporte público municipal. 

Numa cidade do porte de Ponta Grossa, o transporte público precisa se reinventar anualmente, para atender as demandas da população, e principalmente para manter-se essencial. Fora da agenda de investimentos do Governo Federal, o transporte público coletivo urbano segue lentamente. Abalado pela crise econômica que também afetou o setor, o ônibus urbano enfrenta vários desafios - entre eles, o de recuperar passageiros que migraram para outros modos de deslocamento, incluindo aqueles realizados por meio de aplicativos e até mesmo o transporte pirata. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE