PUBLICIDADE

A essência do ‘Educa Juntos’

Imagem ilustrativa da imagem A essência do ‘Educa Juntos’

O ‘Educa Juntos’ é um desses projetos que comprovam o comprometimento do gestor público com ações de qualificação da educação. É um olhar para o futuro. É a garantia de que a criança terá um ensino de resultados. O projeto é iniciativa da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte para apoiar os municípios e melhorar os índices de aprendizagem e alfabetização dos estudantes paranaenses desde a educação infantil.

Nos próximos três anos, o Estado investirá R$ 100 milhões no programa. Este dinheiro será direcionado para ampliar o suporte técnico e pedagógico e promover ações colaborativas entre o governo e municípios para garantir o ensino de qualidade nas redes municipais de ensino. 

Governo que investe na educação, não precisa gastar dinheiro na construção de penitenciárias ou educandários para adolescentes infratores. Uma das razões da grande população prisional, não apenas no Paraná, foi a falta de planejamento e de ações proveitosas no passado, quando a educação não era prioridade.

O Paraná tem cerca de 382 mil alunos matriculados na educação infantil e aproximadamente 653,5 mil nos anos iniciais do ensino fundamental, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). São cerca de 8,7 mil estabelecimentos de ensino e 72,3 mil professores nos 399 municípios.

Entre as ações previstas pela Secretaria da Educação está o fornecimento às redes municipais de um material complementar de apoio didático, focado na alfabetização para os 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. 

O governador Ratinho Júnior disse que seu desafio é preparar o Paraná para o futuro, com a visão de como o Estado deve estar em 2030. Se efetivamente ele deseja um Estado inovador, a educação é peça chave deste processo. É necessário preparar os alunos desde crianças para encarar o mundo que se transforma de forma veloz. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE