PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem Inadimplência prejudicial

Março passa a ser o mês do IPTU em Ponta Grossa. Por alguns anos, o pagamento devia ser feito em janeiro, mas o fato de coincidir com outras despesas fez com que a arrecadação do imposto ficasse menor. Desde o ano passado, o pagamento agora está agendado para março, sendo o vencimento do pagamento à vista no dia 10; enquanto que a primeira parcela vencerá no dia 20, para os que optarem em pagar em dez vezes, até o mês de dezembro. 

Pagar à vista o tributo é bastante importante. Especialmente pelo fato de que há o desconto de 15% para quem faz a opção da quota única, um dos maiores descontos do Estado do Paraná. Além disso, é garantir a participação na promoção “IPTU Premiado”, que sorteia um automóvel, uma motocicleta, e outros 20 prêmios de R$ 2 mil aos adimplentes. Pagar parcelado, mas pagar em dia, também garante a participação no sorteio, porém sem a vantagem do desconto. 

O pagamento do valor integral também é benéfico para o município, que tem mais valor em caixa para fazer as destinações, especialmente em março, quando é feito o fechamento de 2019 e, por um fato ou outro, há a demanda de alguma reposição de recursos.

Porém, independente do pagamento parcelado ou à vista, o importante é manter o pagamento em dia. Isso porque a Prefeitura faz a previsão de orçamento com a projeção do valor integral que será lançado no município. Se os valores não entram, todas as áreas podem ser afetadas, seja a saúde, seja a educação, sejam as obras públicas. A maior parte dos recursos utilizados pela prefeitura vem dos impostos, sejam municipais, estaduais e federais. 

Portanto, antes de cobrar qualquer melhoria no bairro, é preciso estar adimplente, em dia com seus compromissos fiscais. O mesmo vale também para outro lado: se estiver com tudo quitado, é direito cobrar. E não apenas por protesto, mas por conhecimento do poder público: muitas vezes há apenas a reclamação entre vizinhos e ninguém faz protocolo na prefeitura. Sem haver a reclamação formal, não há como saber se há ou não certo problema em determinada região.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE