PUBLICIDADE

PG vive triste realidade contabilizando mortos

Imagem ilustrativa da imagem PG vive triste realidade contabilizando mortos

Até pouco tempo, as mortes provocadas por causas externas (acidentes de trânsito e assassinatos), potencializavam a inquietação da sociedade. Agora, são os óbitos causados pelo novo coronavírus que remontam um cenário nebuloso.

Reportagem do Portal aRede e do Jornal da Manhã mostra que a pandemia da covid-19 vem causando impacto nas estatísticas vitais da população de Ponta Grossa. Além das mais de 33 mil vítimas fatais atingidas pela doença no Paraná, o novo coronavírus vem alterando a demografia de uma forma nunca vista desde o início da série histórica dos dados estatísticos dos Cartórios de Registro Civil em Ponta Grossa, em 2003.

A realidade é muito triste: nunca se morreu tanto e se nasceu tão pouco em um primeiro semestre como neste ano de 2021, resultando na menor diferença já vista entre nascimentos e óbitos nos primeiros seis meses do ano.

Em números absolutos, os Cartórios de Ponta Grossa registraram 2.284 óbitos até o final do mês de junho. O número, que já é o maior da história em um primeiro semestre, é 96,5% maior que a média histórica de óbitos no município, e 111% maior que os ocorridos no ano passado, com a pandemia já instalada há quatro meses no município. Já com relação a 2019, ano anterior à chegada da pandemia, o aumento no número de mortes foi de 90%.

Com relação aos nascimentos, Ponta Grossa registrou o menor número de nascidos vivos em um primeiro semestre desde o início da série histórica em 2003. Até o final do mês de junho foram registrados 2.592 nascimentos, número 8,1% menor que a média de nascidos no município desde 2003, e 3,9% menor que no ano passado. Com relação à 2019, ano anterior à chegada da pandemia, o número de nascimentos caiu 12,2% em Ponta Grossa.

O progresso da vacinação trouxe um alento aos ponta-grossenses. Mas, é fato que muitos choram pelos familiares, conhecidos e amigos perdidos. O custo social das consequências da pandemia será enorme.

Nessa terça-feira (20), outros novos 64 casos de contaminação foram registrados pela Fundação Municipal de Saúde. O total de mortes pela covid, no Município, segundo a FMS, é de 1.164. O total de casos recuperados é de 30.290.

Use máscara e siga atentamente as recomendações médicas. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE