PUBLICIDADE

O medo bate à porta das unidades de saúde

Imagem ilustrativa da imagem O medo bate à porta das unidades de saúde

O tema falta de segurança em unidades públicas de saúde volta à pauta por conta de um episódio ocorrido em 16 de julho quando um cidadão tentou agarrar uma funcionária da Unidade de Pronto Atendimento Santana, localizada na área central de Ponta Grossa. A intenção do crime se potencializa por um simples motivo: a desproteção do trabalhador e a certeza da morosidade da punição – se é que vai ter.

Não se trata de uma situação exclusiva enfrentada por quem trabalha em Ponta Grossa, mas os profissionais estão abandonando seus postos de trabalho porque não querem ser assaltados ou agredidos durante o plantão. E isso está gerando um problema sério para a saúde pública.

Os poucos investimentos na segurança das instituições de saúde e a falta de apoio dos empregadores ou dos órgãos de segurança pública, têm deixado esses profissionais vulneráveis. É fato que os seguranças das instituições estão mais voltados para preservação do patrimônio.

Neste contexto, é importante exaltar o posicionamento do Sindicato dos Servidores Municipais, que esteve na Câmara de Vereadores cobrando das autoridades do Município providências urgentes no sentido de oferecer segurança aos trabalhadores lotados na UPA Santana.

Nas últimas semanas, esses servidores vêm sofrendo agressões verbais e até mesmo, ameaça de agressão física. No último sábado, uma pedra foi atirada e quebrou uma das janelas da UPA, quase atingindo uma servidora. No último dia 12, a Guarda Municipal foi acionada para intervir, pois, algumas pessoas ameaçavam agredir os trabalhadores da UPA.

A agressão a profissionais de saúde vem se tornando uma prática frequente nesse cenário de calamidade pública ocasionada pelo Coronavírus. Diante de uma crise provocada por um vírus, não há dúvidas que o setor mais prejudicado é o da saúde. O temor gerado pelo número de mortes faz com que as pessoas superlotem indevidamente os hospitais e unidades de saúde em busca de atendimento imediato.

É importante a Secretaria de Cidadania e Segurança Pública buscar soluções junto à Polícia Militar e à Polícia Civil para a falta de segurança nesses locais. Os profissionais já estão estressados com a forte rotina de trabalho e principalmente por conta da pandemia e da possibilidade de se contaminarem pelo novo coronavírus.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE