PUBLICIDADE

Vacinação avança e alivia trabalho em hospitais

Imagem ilustrativa da imagem Vacinação avança e alivia trabalho em hospitais

O cenário, apesar de ainda preocupante, dá espaço para o alívio. O Paraná atingiu nesta sexta-feira (30) a marca de 6 milhões de pessoas que receberam ao menos uma dose da vacina contra a Covid-19. Somando os que tomaram a primeira dose e o imunizante de dose única, 6.016.144 pessoas já foram vacinados. Isso significa que sete em cada 10 paranaenses com mais de 18 anos já iniciaram o processo de imunização (69%), sendo que 26,1% da população adulta (2.277.142 pessoas) completaram o ciclo vacinal.

Na mesma linha de notícias boas, é importante destacar que a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atendimento a pacientes com a Covid-19 é a menor em nove meses no Paraná. Dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) mostram que nesta sexta-feira (30) a ocupação está em 57%. O indicador não baixava de 60% desde 1º novembro de 2020, quando a pasta registrou 56% de ocupação. Na época, o Estado somava 952 leitos de UTI, mas desde então o número mais que dobrou, chegando a atuais 1.952 (aumento de 105%).

Cada vez que a taxa de ocupação cai, significa que menos pessoas estão adoecendo pela infecção do novo coronavírus. Isso só está sendo possível com a aceleração da vacinação em todo o Paraná, ainda mais neste mês que já tem a melhor média de vacinação diária desde janeiro.

A previsão do Governo do Estado é que toda a população adulta receba ao menos uma dose até o final de setembro, atingindo os 80% em cerca de um mês, até o fim de agosto. 

Em Ponta Grossa, com mais de 206 mil pessoas vacinadas, o contágio diminui e o número de mortes retraiu. A pandemia mudou a rotina de atendimentos das estruturas de saúde. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santa Paula tornou-se referência para o atendimento covid-19, inclusive, com internação. E a UPA Sant'Ana exclusiva para casos clínicos. Agora, com a redução dos casos, as unidades retomarão, no dia 1º de agosto, o seu fluxo normal para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de 12 anos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE