PUBLICIDADE

Turismo gera emprego e fomenta a economia

Imagem ilustrativa da imagem Turismo gera emprego e fomenta a economia

Cidade que sabe explorar suas belezas naturais como roteiros turísticos oportuniza renda e emprego à população e move a roda da economia. Apesar de ser um dos setores mais afetados pelo novo coronavírus, o turismo gerou mais de 21,5 mil empregos em 2020. Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O número representou cerca de 15% dos 142,6 mil postos de trabalho gerados durante todo o ano passado nos diversos segmentos da economia.

O turismo sustentável, com aproveitamento de espaços naturais, pode contribuir com o aumento de oportunidades de emprego. Foi nesse sentido que os moradores do entorno do Parque Vila Velha, nos Campos Gerais, ganharam novas perspectivas de atuar na área do turismo, após a concessão à iniciativa privada, em 2020.

Atualmente, o local possui 22 colaboradores diretos. Destes, cerca de 80% moram no Jardim Vila Velha, comunidade vizinha dos atrativos naturais. A concessão do parque também abre novas oportunidades de emprego no comércio e na hotelaria, com a atração de mais visitantes na região.

O ecoturismo e o turismo de aventura, bem coordenados e planejados, são instrumentos para a conservação da biodiversidade em um Estado com mais de 1,2 milhão de hectares de Unidades de Conservação. Nessa modelagem, a iniciativa privada explora o espaço de uso público, com retornos ao Governo do Estado. Ou seja, após o período de contrato, o espaço será devolvido ao poder público com melhorias realizadas.

Com mais de 10 cidades no Mapa do Turismo nacional, a região se notabiliza pelos seus belos atrativos naturais, culturais e gastronômicos. Entre os destaques estão o Parque Estadual de Vila Velha, Buraco do Padre, Parque Histórico de Carambeí e os pratos típicos, como a Alcatra no Espeto, o Pão no Bafo ou mesmo as tortas de Carambeí, que deram um título nacional à cidade.

Com uma gestão inteligente e profissional, é possível gerar muito emprego e favorecer outros setores como o comércio e a rede hoteleira. O turismo é o futuro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE