PUBLICIDADE

A sociedade cobra, mas precisa ajudar também

Imagem ilustrativa da imagem A sociedade cobra, mas precisa ajudar também

A sociedade tem que mudar o discurso e entender que uma participação mais efetiva de seus diferentes segmentos é imprescindível no combate ao crime e à violência. Este comprometimento ganha relevância nos tempos atuais, em que a criminalidade cresce significativamente ao passo que a estrutura da força de segurança diminui. O cidadão precisa ajudar.

Ponta Grossa registrou cinco assassinatos desde o começo do ano. Quatro deles ocorreram no último final de semana. As teses para esses crimes são várias. Admite-se uma possível guerra entre facções. As mortes podem estar relacionadas ao tráfico de substâncias entorpecentes. O certo é que a totalidade das vítimas tem antecedentes criminais.

É notório o comprometimento das forças de segurança na repressão ao crime. Todos os dias são realizadas operações específicas para o cumprimento de mandados de busca, apreensão e de prisão; a polícia está nas ruas fiscalizando veículos e lugares suspeitos para localizar armas; este trabalho é realizado também nas estradas.

Existe a necessidade da contrapartida. O cidadão deve contribuir com as autoridades policiais denunciando o vizinho bandido; o traficante que age na porta das escolas e das casas dançantes aliciando ou cooptando crianças e adolescentes; e do comerciante que usa estabelecimento de fachada para cometer crimes. A denúncias são investigadas e os denunciantes têm o anonimato garantido.

Especialistas reforçam que o preceito constitucional de que a segurança pública é direito e responsabilidade de todos deve sempre crescer até ganhar apoio da maioria populacional e não apenas de uma parcela da sociedade. Neste sentido, destaca-se a importância dos conselhos de segurança dos Estados, das cidades, dos bairros, dos povoados e as organizações não governamentais devem se fortalecer cada vez com a conscientização e a união ampla e irrestrita para ajudar a Polícia na sua árdua missão de combater o crime e resgatar a ordem.

O combate ao crime deve ter um maior investimento em ações preventivas para não sobrecarregar as ações repressivas como de fato vem ocorrendo

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE