PUBLICIDADE

Para uma cidade com problemas crônicos na área de saúde, a informação chega como um alento. O governo federal confirmou a inclusão de Ponta Grossa no programa ‘Melhor em Casa’. Além disso, a Prefeitura receberá quatro novas equipes do Serviço de Atenção Domiciliar e ainda terá uma verba mensal de R$ 150 mil.

Com o programa, os repasses federais para a saúde de Ponta Grossa devem aumentar em R$ 1,8 milhão no ano. O ‘Melhor em Casa’ busca ampliar os atendimentos domiciliares do Sistema Único da Saúde (SUS) e desafogar os internamentos hospitalares. O programa também ajudará a reduzir as filas nos hospitais de emergência, já que a assistência, quando houver a indicação médica, passará a ser feita na própria residência do paciente, desde que haja o consentimento da família.

Pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica, por exemplo, terão assistência multiprofissional gratuita em seus lares, com cuidados mais próximos da família. O atendimento será feito por equipes multidisciplinares, formadas prioritariamente por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeuta. Outros profissionais (fonoaudiólogo, nutricionista, odontólogo, psicólogo e farmacêutico) poderão compor as equipes de apoio. Cada equipe poderá atender, em média, 60 pacientes, simultaneamente.

O atendimento à população será feito durante toda a semana (de segunda a sexta-feira), 12 horas por dia e, em regime de plantão, nos finais de semana e feriados. Os pacientes terão visitas regulares das equipes e serão monitorados permanentemente. A frequência de visitas se dará conforme o estado clínico e avaliação de cada paciente. Haverá a figura do cuidador, que poderá ser ou não membro da família. O cuidador será a referência da família para as equipes do Melhor em Casa.

A inclusão de Ponta Grossa neste programa federal tem as digitais do deputado federal André Vargas (PT). É importante que os parlamentares, indiferente à sigla partidária, tragam recursos do Estado e da União para o Município, contribuindo para a melhoria nas áreas de saúde, habitação, transporte, lazer, segurança e saneamento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE