PUBLICIDADE

Aproximadamente 35 mil alunos da rede estadual de ensino, em Ponta Grossa, ficarão sem aula a partir de hoje por conta da greve dos professores. A paralisação atingirá as 2.149 escolas da rede pública de ensino do Paraná. Ao todo trabalham na rede estadual quase 100 mil profissionais. São 72 mil professores e 23 mil funcionários que atuam em diferentes áreas. Os 29 núcleos sindicais da APP estimam que 70% da categoria vai parar a partir de hoje. Um índice muito alto.

Entre os itens da pauta estão 33% de hora-atividade, o piso nacional, pagamento de avanços em atraso - O governo deve mais de R$ 100 milhões aos professores e funcionários em promoções e progressões, em atraso há um ano e meio.

Em março do ano passado, às vésperas de uma assembleia da categoria que deflagraria a greve, o governo apresentou uma proposta de atendimento de alguns itens reivindicados pelos professores e funcionários. Entre estes, a implantação de 30% de hora-atividade em julho daquele ano e 33% em janeiro 2014. O compromisso assumido dos 33% de hora-atividade foi desrespeitado pelo governo.

O sindicato ressalta que a afirmação feita pelo governo o Paraná de que paga hoje 70% a mais que o Piso Nacional é, no mínimo de mau gosto. Em seus cálculos o governo contabiliza os valores pagos para auxílio transporte dos professores, o que não é permitido pela própria Lei do Piso Nacional. Propositalmente, o governo desconsidera a Lei, e aplica o valor para os professores com titulação de ensino superior.

A categoria cobra a realização de concursos públicos para funcionários e professores. É grande o número de educadores contratados através de contratos de trabalho muito precários (PSSs). A falta de concursos compromete uma política mais efetiva de valorização dos profissionais da educação, e nega a estes educadores (as) a possibilidade de construir uma carreira pública.

Em nota enviada ontem, à noite, ao Jornal da Manhã, a Secretaria de Estado da Educação esclareceu que mantém diálogo permanente com os profissionais do magistério e está honrando a pauta de reivindicações.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE