PUBLICIDADE

Os 100 mil usuários do transporte público de Ponta Grossa iniciam a semana com a expectativa de que as ameaças da retomada de paralisação do sistema sejam efetivamente afastadas. É um assunto que interessa também aos empresários, donos de lojas, indústrias e de outros setores produtivos da cidade. A greve causa prejuízos à economia, transtornos à população e desgaste político.

Na segunda-feira, de manhã, o Sintropas realiza assembleia para expor aos motoristas e cobradores as propostas feitas pelo prefeito Marcelo Rangel. Aliás, não se sabe quais são os benefícios oferecidos pelo chefe do Executivo na reunião com o presidente da categoria. Em todo o caso, são os funcionários da Viação Campos Gerais (VCG) que decidirão a questão.

O reajuste da tarifa é outro assunto de interesse da população. Se não houver greve, a categoria vai exigir o cumprimento do acordo feito no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e assim como aconteceu em anos anteriores, a empresa entra com pedido de reajuste. Existe a promessa do Executivo não conceder aumento. Hoje, a tarifa é de R$ 2,60 para pagamento em dinheiro, e de R$ 2,50 para o cartão.

Em junho deste ano, o prefeito assinou o decreto 8.845, que determinava a revisão do contrato de concessão, assinado entre a prefeitura e a concessionária Viação Campos Gerais em 2003, e renovado em dezembro de 2012. Neste decreto, respeitando o direito da ampla defesa da empresa, a prefeitura solicitou uma análise criteriosa de todos os itens do contrato. O decreto abre, após a finalização do trâmite, a possibilidade da abertura de uma nova licitação para a concessão do transporte público de Ponta Grossa.

Por ser de interesse público, a Prefeitura deveria informar o cidadão, de forma clara, os efeitos dessa medida. É preciso mostrar ao usuário os benefícios dessa decisão e principalmente se as propostas vão melhorar o serviço de transporte público. Além de preço acessível, da passagem, segurança, conforto, menos atrasos e maior volume de ônibus em circulação são reivindicações dos usuários.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE