menu

Arquitetos buscam conscientização com projetos sustentáveis

Profissionais refletem em seus projetos a conscientização sobre o cuidado com o meio ambiente


A cada ano que passa, os ambientes apresentados na Casacor buscam apresentar ao público da mostra soluções sustentáveis que facilmente podem ser aplicadas nas construções de projetos comerciais e residenciais. Na 25ª edição da mostra em Minas, este tipo de postura está ainda mais em evidência, com o tema “Planeta Casa”.

No espaço “MinasWorkPod”, do arquiteto português José Lourenço, a própria estrutura da edificação dá seu recado. O ambiente foi executado em um contêiner, mostrando uma possiblidade construtiva limpa, que surge do reaproveitamento dos cofres de carga. Além disso, o espaço criado para servir como um escritório itinerante para o governador, foi inserido no jardim com máximo respeito à natureza seguindo as formas das árvores à sua volta. Assim como a estrutura feita como anexo, em chapas de aço virgem, que se alinha ao movimento dos galhos e interage com a natureza. Além disso, as brises feitas em mármore, se abrem para que a inserção da luz natural seja a mais presente possível, minimizando os impactos do uso da energia artificial.

Já o espaço “Banheiros do Restaurante”, da arquiteta Maluh Amorim, traz elementos modernos e inovadores, que priorizam a sustentabilidade. O consumo consciente da água e da energia elétrica pode ser visto por meio de torneiras e descargas com controle de fluxo e a utilização da energia elétrica através das lâmpadas de LED. Outro destaque é o Ecogranito, um revestimento de tecnologia japonesa sustentável e impermeável.

O maior ambiente da mostra (250 m²), projetado pela arquiteta Estela Netto e construído pela Construtora Santa Rosa, também priorizou a sustentabilidade em sua criação. O uso do drywall, popularmente conhecido como “tecnologia a seco” traz mais eficácia à construção, por sua rapidez e, principalmente, por ser um método mais limpo de trabalho, reduzindo, drasticamente, dejetos e sobras que são danosas ao meio ambiente. Além disso, o espaço conta com pergolados e grandes vãos de vidro para priorizar a entrada da luz natural no ambiente.


Informações da assessoria de imprensa


Últimas Notícias
Cotidiano 14/09/2019 ás 17:28h
Ponta Grossa 14/09/2019 ás 17:01h
Ponta Grossa 14/09/2019 ás 16:36h
Ponta Grossa 14/09/2019 ás 15:41h
Campos Gerais 14/09/2019 ás 15:07h
Destaques
Fluidos Positivos
Paulo Coelho
VÍDEOS
Mix
/img/cover/280000/cover_00285267_00.jpg
+ Empregos
+ Bom Dia Astral
+ Romulo Cury
+ Variedades