PUBLICIDADE

Cultura japonesa inspira arquitetos na decoração

Visual. Portas de correr dividem sala e cozinha com personalidade, sem impedir passagem de luz
Visual. Portas de correr dividem sala e cozinha com personalidade, sem impedir passagem de luz -

Especialista dá dicas para criar uma decoração com inspiração oriental, diferenciada e cheia de sutilezas

A cultura japonesa é fonte de grande inspiração para arquitetos e designers de interiores que buscam resgatar características da cultura milenar em uma decoração minimalista e cheia de sutilezas. “O estilo japonês é marcado por muita tradição, mas, se reinventa com toques de modernidade em uma harmonia perfeita para quem almeja ambientes simples, funcionais e sofisticados, mas sem exageros”, conta a arquiteta Cristiane Schiavoni.

A profissional foi a responsável pela reforma de um apartamento de 198 m², na zona sul de São Paulo, customizado especialmente para uma jovem família com ascendência japonesa. “Na reunião para decidir os detalhes do projeto, o morador me disse que precisaria de um lugar para colocar o seu altar budista e essa peça foi o ponto de partida para criar uma decoração que resgatasse os gostos e a história deles, com referências da cultura japonesa”, conta Cristiane Schiavoni. A arquiteta separa algumas dicas para quem deseja se inspirar no estilo japonês minimalista na decoração de casa.

Entre elas estão as portas de correr. No Japão, as portas de correr ou shoji, como são conhecidas, são tendência nas residências. Além de serem funcionais e não ocuparem espaço, possuem uma estética exclusiva que explora elementos japoneses, já que são feitas com esquadrias de correr construídas com papel arroz ou outro material translúcido, característico da cultura milenar.

Ponto de destaque do apartamento, as portas de correr dividem a sala e a cozinha com muita personalidade sem impedir a passagem de luminosidade. Quando abertas elas permitem a integração dos espaços. “Optei por fazê-las de vidro com uma película mais resistente, já que o papel arroz é um material um pouco mais frágil e o resultado ficou incrível”, conta Cristiane.

Louças japonesas e itens decorativos, objetos de tradição japonesa que remetem a cultura milenar, também podem dar um toque especial ao décor. Desde itens decorativos até as delicadas louças japonesas feitas de cerâmica podem levar histórias e personalidade aos ambientes.

Em seu projeto, Cristiane usou itens de louças japonesas para realçar as mesas de jantar e de centro. “No Japão, é muito comum ter louças variadas em casa e elas são lindas para compor a decoração. Peguei as que achei mais bonitas e fiz um arranjo encantador”.

Origamis são itens tradicionais

Artes tradicionais e seculares japoneses, os origamis são conhecidos em todo o mundo e são bons representantes da cultura oriental. Feitos a partir de dobras de papel, é possível produzir flores, animais e demais figuras que podem se tornar inspiração para lindas peças decorativas. Essa foi a referência que Cristiane passou para a artista plástica Rosana Ciotta, que transformou os origamis em esculturas e quadros que preenchem com ousadia e intimismo os ambientes sociais. “O resultado ficou lindo! São obras de artes que dizem muito sobre a cultura japonesa, com um estilo único e especial”, descreve Cristiane.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE IMÓVEIS

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE