PUBLICIDADE

MCG integra Semana Nacional e abre o túnel do tempo

<b>Tema do evento deste ano chama atenção para os “Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições”</b>

A história é preservada de diferentes formas no Museu da UEPG
A história é preservada de diferentes formas no Museu da UEPG -

Tema do evento deste ano chama atenção para os “Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições”

OMuseu Campos Gerais, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, integra neste mês a 17ª Semana Nacional de Museus, circuito de atividades entre os dias 13 e 19 de maio em espaços museais de todo o país. O tema do evento chama atenção para os “Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições”. Em função disso, o MCG preparou agenda especial com palestra, ações culturais, artísticas e o lançamento de nova exposição.

De acordo com a diretora de ação educativa do MCG, Patricia Camera, a participação do museu no evento nacional marca maior inserção e projeção do espaço no circuito de equipamentos culturais do estado. “Lembrando que nossa agenda possui uma dimensão formativa, busca ampliar acesso de escolas, colégios e mesmo do público universitário a debates, informações históricas, experiências que provocam e instigam a pensar e vivenciar a cidade”, afirma Camera.

A programação em Ponta Grossa começou nessa sexta-feira (10), às 14h, no Auditório Brasil Pinheiro Machado. O projeto de extensão Lente Quente, do curso de Jornalismo da UEPG, trouxe a Ponta Grossa o fotógrafo Victor Moriyama para a palestra ‘Periferias do olhar’. O fotógrafo especializou-se na documentação da floresta amazônica e das fronteiras da Venezuela, tendo também registrado as cidades de Brumadinho e Mariana soterradas após ruptura das barragens de rejeitos de minério. “Numa democracia frágil como a brasileira, o jornalismo é fundamental para mostrar realidades que não são conhecidas por grande parte da população. Essa capacidade do jornalismo chegar em vários lugares ainda é importante para uma democracia viva”, explica o fotógrafo.

Moriyama publica em veículos como New York Times, The Guardian, Der Spiegel, Libération, Le Monde e El País. Trabalhou para o jornal O Vale, de São José dos Campos, Folha de S. Paulo, agências Reuters e France Press. Há seis anos, atua como stringer na agência Getty Images e na revista National Geographic.

Ao fim da tarde de sexta-feira (10), às 18h30, o MCG estreiou o projeto ‘Noites de Sexta’, que deve oferecer opção regular de atividade cultural no museu nos próximos meses. Nesta edição, quem comanda as atividades é o professor, pesquisador e músico Carlos Ramos, do curso de Música da UEPG. Ele promove uma viagem sonora pelo acervo musical do museu, utilizando instrumentos musicais de diferentes contextos e épocas. A experiência é inteiramente acústica e leva os ouvintes a conhecer melhor a história da música e dos objetos, com intuito de estimular a sensibilidade a partir da diversidade cultural e sonora.

Parque Histórico de Carambeí terá ação educativa

O Núcleo Educativo do Parque Histórico de Carambeí prepara atividades para receber o público na 17ª Semana Nacional de Museus, que acontecerá no período de 13 a 19 de maio. O evento é promovido pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) com o intuito de celebrar o Dia Nacional de Museus, que é o dia 18 de maio, terá como tema desta edição Museus como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições. Neste período o Parque Histórico de Carambeí se unirá as 1.114 instituições de cultura do Brasil, que se inscreveram no evento, realizará atividades especiais para receber os visitantes. Entre as atividades organizadas pelo Educativo haverá visita mediada pelo Parque e a ação educativa Memória e Tradição: o que cabe na minha mala, que resultará em uma exposição que abrirá no período de 19 a 26 de maio. A ação educativa Memória e Tradição: o que cabe na minha mala é destinada a todos os públicos. Para participar é necessário entrar em contato pelo e-mail [email protected], ou telefones 42 3231-5063 e 98433-4639 para marcar o horário.

A história é preservada de diferentes formas no Museu da UEPG
A história é preservada de diferentes formas no Museu da UEPG A história é preservada de diferentes formas no Museu da UEPG A história é preservada de diferentes formas no Museu da UEPG A história é preservada de diferentes formas no Museu da UEPG A história é preservada de diferentes formas no Museu da UEPG A história é preservada de diferentes formas no Museu da UEPG A história é preservada de diferentes formas no Museu da UEPG A história é preservada de diferentes formas no Museu da UEPG A história é preservada de diferentes formas no Museu da UEPG A história é preservada de diferentes formas no Museu da UEPG A história é preservada de diferentes formas no Museu da UEPG A história é preservada de diferentes formas no Museu da UEPG A história é preservada de diferentes formas no Museu da UEPG A história é preservada de diferentes formas no Museu da UEPG
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE