menu

Telêmaco recebe 'O Circo do Turrão' nesta terça-feira

Apresentação acontece por conta da campanha do Setembro Amarelo

'O Circo do Turrão' da Cia Circo Teatro sem Lona é o espetáculo que será apresentado na terça-feira (10), às 14h no Centro de Convivência do Adolescente e da Juventude (CCAJ), no Jardim Bandeirantes, ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

O evento é em alusão à Campanha Setembro Amarelo que ressalta a valorização da vida e combate ao suicídio.    

O evento é uma promoção da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e visa orientar a comunidade sobre a prevenção ao suicídio.

O espetáculo é gratuito e aberto a todos.

 

Setembro Amarelo

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, por iniciativa da International Association for Suicide Prevention. A ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão.

No Brasil, o suicídio é considerado um problema de saúde pública e sua ocorrência tem aumentado muito entre jovens. De acordo com números oficiais, 32 brasileiros se matam por dia em média, sendo essa uma taxa maior do que a de vítimas de AIDS e da maioria dos tipos de câncer.

 De acordo com um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2014, o Brasil está em oitavo dentre os países com maior número de suicídios, atrás de Índia, China, Estados Unidos, Rússia, Japão, Coreia do Sul e Paquistão. O Rio Grande do Sul tem a maior taxa, com 10,2 suicídios por cem mil habitantes, seguido de Roraima, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, conforme levantamento do Ministério da Saúde abarcando o período de 2006 a 2010.

No mundo, o suicídio é a terceira causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos e a sétima causa de morte de crianças entre 10 e 14 anos de idade. A OMS também afirma que o suicídio tem prevenção em 90% dos casos. Entretanto, um estudo brasileiro de Bertolote et al (2002) afirma que 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais, diagnosticados ou não, tratados incorretamente ou não tratados de maneira alguma. (Fonte Wikipédia)

 

O Circo do Turrão

O Circo de Turrão é apresentado por uma equipe de Clowns, juntamente com a filosofia de trabalho da companhia, que se dedica a realizar espetáculos teatrais com linguagem circense a um público variado. Nesse espetáculo de variedades que é o circo - teatro apresentamos a figura do palhaço, que se encarregava de unir os números nos antigos espetáculos, entre o trapézio e o malabarista entreva o palhaço e fazia sua improvisação para a arrumação do próximo número.

Na encenação o palhaço realiza todos os números, inspirado no palhaço Feliniano, e leva para o público a montagem das cenas e do número, tornando a plateia cúmplice da encenação, envolvendo o espectador em determinados números, sempre acompanhado da Charanga, a bandinha que toca ao vivo e realiza os sons incidentais durante os números.

Com informações da Assessoria de Imprensa

Últimas Notícias
Ponta Grossa 11/09/2019 ás 10:06h
Ponta Grossa 11/09/2019 ás 09:50h
Ponta Grossa 11/09/2019 ás 09:00h
Ponta Grossa 11/09/2019 ás 08:39h
Destaques
Fluidos Positivos
Paulo Coelho
VÍDEOS
Mix
/img/cover/280000/cover_00284771_00.jpg
+ Empregos
+ Bom Dia Astral
+ Romulo Cury
+ Variedades