PUBLICIDADE

Ponta-grossense faz sucesso no mundo com música sacra

Atualmente morando na Alemanha, o artista está terminando um doutorado em Musicologia na Escola Superior de Música e Teatro de Hamburgo

Fernando Gabriel Swiech se mudou, em 2001, para a Alemanha
Fernando Gabriel Swiech se mudou, em 2001, para a Alemanha -

Atualmente morando na Alemanha, o artista está terminando um doutorado em Musicologia na Escola Superior de Música e Teatro de Hamburgo

Com o sonho de estudar música no exterior, o ponta-grossense Fernando Gabriel Swiech se mudou, em 2001, para a Alemanha. Desde então, o músico vem se destacando no cenário internacional. O ex-aluno de piano do Conservatório Maestro Paulino conversou nesta manhã de quinta-feira, 4 de fevereiro, com o Portal aRede e contou como tem sido a sua trajetória no setor musical.

Clique aqui e acompanhe a live com Fernando Gabriel

Atualmente morando na cidade de Hamburgo e trabalhando com música sacra (executada nas cerimônias de toda e qualquer religião), Fernando, desde criança, tinha o sonho de aprender música fora do Brasil. E por um acaso do destino, segundo o músico, começou a estudar no Conservatório. “Minha mãe trabalhava com uma colega que estudava na Escola e ela incentivou minha mãe a me matricular. É uma possibilidade aberta a toda a comunidade. Realmente é algo legal de Ponta Grossa”, comenta o ponta-grossense.

Ida para o exterior

O sonho começou a se tornar realidade quando o músico decidiu concluir um bacharelado em Órgão, na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, na cidade de Curitiba (PR). Após o aprendizado, Fernando conseguiu uma bolsa de estudo e a sua passagem para a Alemanha estava carimbada. Com o intuito de ficar dois anos na Europa, o músico já está há 20 anos fazendo sucesso no setor.

No atual momento terminando um doutorado em Musicologia na Escola Superior de Música e Teatro de Hamburgo, o músico explica como tem sido a sua trajetória na Alemanha. “Dou algumas aulas, mas o que gosto muito é de tocar para o público. Aqui, isso tem um campo muito grande. No meu caso, que toco em uma igreja, elas se dão ao luxo de ter um músico com curso superior que rege um coro e uma orquestra”, explica Fernando.

Questionado sobre o incentivo do Estado no setor musical, o ponta-grossense enfatiza a importância que o país dá para essa área. “Um lugar que incentiva a cultura. Se investe muito dinheiro. Como fator social, melhoria de vida das pessoas, porque elas consomem muito e faz parte do dia a dia. É algo que movimenta muito a Economia alemã e nem se compara com o Brasil”, observa.

Setor musical na pandemia

Com a covid-19, algumas mudanças aconteceram como o distanciamento social para evitar a propagação do novo coronavírus. A medida acaba afetando diretamente o setor musical. Porém, mesmo com a diminuição de renda, principalmente para os músicos que não trabalham com contrato assinado, as pessoas tiveram uma ajuda do Estado.

Para Fernando, que trabalha com música sacra em uma igreja, a pandemia não trouxe impactos financeiros significativos. “Tenho um trabalho com contrato físico, então não tive risco. Nas igrejas não tiveram grandes problemas porque, com a liberdade religiosa, elas estão abertas e praticamente é o único lugar que tem música ao vivo na Alemanha”, ressalta.

Em busca dos sonhos

Ao final da transmissão ao vivo, realizada pelo Portal aRede (https://d.arede.info/), Fernando deixou um recado para aqueles que buscam viver da arte. “Música não é profissão, é vocação. Se uma pessoa realmente gosta, ela não deve medir esforços para ir para fora do país. Sobretudo a Alemanha e a França, que são berços da cultura da música clássica”, enfatiza.

Além disso, o ponta-grossense aconselhou que os interessados busquem contato com alunos e professores de fora para que sejam feitos contatos, porque a concorrência é grande. Entretanto, todo o esforço vale a pena. “É uma experiência maravilhosa. As escolas são muito bem estruturadas”, finaliza Fernando Gabriel.

Mais informações sobre o músico acessando o link ao lado (https://www.musikfrieden.de/leitung/dire%C3%A7%C3%A3o/).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE