menu

33º Festival Universitário da Canção inicia primeira fase

A primeira fase é do FUC Reverbera. 

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) inicia nesta quinta-feira (29) as atividades da primeira fase do FUC Reverbera. Podem participar todos os intérpretes e compositores das 10 canções selecionadas no 33º Festival Universitário da Canção (FUC). O evento é organizado pela Diretoria de Assuntos Culturais, da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (DAC/Proex), e Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico (Fauepg).

O Programa FUC Reverbera é dividido em duas fases. A primeira, de forma on-line, irá até 10 de agosto. A segunda fase acontecerá em formato híbrido, nos meses de outubro a novembro. O novo formato busca incentivar o empreendedorismo e inovação, facilitar a auto-gestão de carreiras artísticas, potencializar a divulgação dos trabalhos, promover um espaço de trocas, aprendizado, além de orientar na construção de conexões com todos os elos do mercado musical.

Os encontros serão sempre às 19h30, pelo Google Meet. Sandra Borsoi, diretora de Cultura da Proex, lembra que a participação dos selecionados não é obrigatória e não influencia na avaliação do FUC. “Porém, preparamos um programa com muito conteúdo que poderá ser útil na carreira dos músicos, com profissionais de primeira linha. É uma oportunidade única em Ponta Grossa”, enfatiza.

O ciclo de palestras inicia com Téo Ruiz – músico, compositor, produtor atuante e pós-graduado em Música Popular Brasileira. Em 2010, concluiu seu mestrado em etnomusicologia na Universidad de Valladolid, Espanha, sendo a indústria musical brasileira e a reconfiguração do setor o tema de sua dissertação. Foi solista do Coral da UFPR, estuda violão e percussão. Téo também participou de CDs, festivais e eventos de música e poesia pelo país.

A agenda segue na segunda-feira (2), com Rafaela Prestes e Alessandra Bucholdz, falando sobre leis e editais de incentivo. No dia 3, Danieli Correa conversa sobre direitos autorais e ISRC. Daiani Machado trata, no dia 4, sobre produção de conteúdo para mídias sociais. O jornalismo musical fica por conta de Fabiane Pereira e Vitor Salmazo, no dia 5. E no dia 10 de agosto, Mauricio Bussab trata sobre distribuição digital.

A UEPG emitirá um certificado de participação ao final do programa, desde que tenha frequência mínima de 75%. Os links de acesso às palestras serão enviados pelo grupo de WhatsApp criado especialmente para este fim. Será feita uma chamada no início e no final de cada atividade, para que possa ser emitido certificado aos participantes ao final do Programa.

O FUC tem apoio do Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (Promific), Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Política Cultural; promoção da Rede Paranaense de Comunicação; patrocínio de Sicredi; e parcerias da Sala do Empreendedor, Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, Fecomércio Paraná, Sesc Paraná, Feira Internacional da Música do Sul (Fims), A Fábrica, Casa das Artes, Gabriel Ramos Fotografia, Estratégia Projetos Criativos, aRede, Jornal da Manhã, Rádio Lagoa Dourada, Cultura Plural, Culturação, TM Studio, ALB Vídeo e Whols Produções; e integração do Vale dos Trilhos.

Informações da Assessoria da UEPG.

Últimas Notícias
Bom Dia Astral 18/09/2021 ás 17:00h
Ponta Grossa 18/09/2021 ás 16:38h
Destaques
Fluidos Positivos
Paulo Coelho
VÍDEOS
Mix
/img/cover/390000/capa_00393853_0_202109172202.jpg?xid=1135144
+ Empregos
+ Bom Dia Astral
+ Romulo Cury
+ Variedades