PUBLICIDADE

Fundação quer criar grupo de teatro municipal em PG

Fundação de Cultura tem como sede a Mansão Vila Hilda
Fundação de Cultura tem como sede a Mansão Vila Hilda -

A Fundação Municipal de Cultura quer criar um grupo de teatro em Ponta Grossa. A proposta é alvo de um projeto de lei (PL 472/2017) que tramita na Câmara de Vereadores. A proposta visa incentivar a prática da arte no município, com a presença de 15 bolsistas e um funcionamento semelhante ao do Coro Municipal. A proposta foi protocolada no dia 18 de dezembro do ano passado (último dia de funcionamento do Legislativo) e ainda tramita pelas comissões internas da Casa de Leis, sem data para ser votada.

De acordo com Fernando Durante, presidente da Fundação de Cultura, a proposta prevê a criação de um grupo com uma estrutura semelhante ao Coro ‘Cidade de Ponta Grossa’. “Nossa ideia é possibilitar uma estrutura semelhante a do Coro, com atores e técnicos e um número determinado de espetáculos por ano”, contou o presidente da Fundação. O texto sugerido pelo Executivo para criação do grupo será lido em plenário na primeira sessão de 2018.

Durante lembrou que a concessão de 15 bolsas não trataria problema ao limite prudencial (índice que mede o gasto máximo com pessoal da Prefeitura). “Acreditamos que esse é um projeto que vai ser bem aceito pelos vereadores e vai permitir que possamos estruturar e incentivar o teatro em Ponta Grossa”, apontou o presidente da Fundação que em 2018 tem um orçamento de mais de R$ 9 milhões.

1% do orçamento para a Cultura

Entre os principais desafios para o setor cultural, Fernando Durante destacou o alinhamento com a política nacional do setor, proposta pelo Governo Federal, e também maiores aportes financeiros na área. “Atualmente temos mais de 1% do orçamento do município sendo investido em Cultura, essa era uma reivindicação da Conferência do setor e estamos conquistando pouco mais do que isso, mas sempre queremos mais”, afirmou o presidente. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE