PUBLICIDADE

Blum elenca habitação e infraestrutura como legados

Prefeito de Carambeí destaca investimentos realizados em 2018 nos setores, além da construção do novo Paço Municipal.

Prefeito elenca investimentos no município durante o ano passado.
Prefeito elenca investimentos no município durante o ano passado. -

Prefeito de Carambeí destaca investimentos realizados em 2018 nos setores, além da construção do novo Paço Municipal.

Iniciando o penúltimo ano de gestão na prefeitura de Carambeí, Osmar Blum (PSD) se orgulha de trabalhos realizados durante o ano passado e que, segundo ele, devem deixar um legado no município. Em entrevista ao portal aRede e ao Jornal da Manhã, o mandatário elenca a construção de 154 casas populares – o maior investimento em habitação da história da cidade – e as ações de pavimentação como as principais ações de 2018.

Blum foi um dos primeiros prefeitos a apoiar o atual governador, Ratinho Junior, durante o processo de estruturação do nome do político para concorrer ao governo do Estado. A ação deve resultar em uma boa parceria e, logicamente, em bons frutos para o município de Carambeí – trabalho que deve ser intensificado com a ida do deputado federal Sandro Alex para a pasta de Infraestrutura e Logística.

O prefeito também alimenta uma grande expectativa em relação ao governo de Jair Bolsonaro, principalmente em relação à postura que o presidente tem quando o assunto é o investimento direto nos municípios.

Jornal da Manhã: Qual o grande legado do trabalho realizado no município durante o ano de 2018?

Osmar Blum: Acredito que a maior conquista seja o início da construção de casas populares. São 154 casas, o maior programa de habitação que o município já teve. A cidade foi criada em 1995, com administração em 1997, e até agora nunca saiu nada nem perto disso. São casas com prestação mais barata, o que facilita ainda mais para a população.

Conseguimos também outras grandes conquistas, como a viabilização da internet gratuita para todo o município – ganhamos até um prêmio gestor [Prêmio Gestor Paraná] pelo projeto. Saber quem somos uma das únicas prefeituras que estamos 100% com a cidade em rede é um motivo de muito orgulho. Estamos levando este trabalho aos munícipes. A única coisa que eles precisam é estar em dia com algumas obrigações, como o IPTU, e adquirir o aparelho para receber o sinal.

Estivemos também no Canaã, onde foram construídas casas populares na administração passada, mas que nunca foi feito um pavimento. Conseguimos pavimentar em 2018, não só lá mas também em outros pontos da cidade. Também garantimos quadras sintéticas para a população, uma delas já concluída na Praça Cívica. Além de outras em processo final, como no Bela Vista III, Catanduvas, e outra que será retomada na região do AFCB. Também licitamos uma no Santa Cruz, que vamos em breve começar as obras. Além, é claro, da viabilização para a construção do novo Paço Municipal, que sempre foi uma demanda da administração pública.

JM: E o que representa a construção da nova sede da prefeitura? Por conta do crescimento da cidade, é o momento necessário de ampliar esta estrutura?

Blum: Com certeza, principalmente na questão de economia. O novo Paço Municipal é um espaço que comportará todas as secretarias dentro. Por um período muito grande a prefeitura foi um dos maiores inquilinos da cidade. Pagava muito aluguel. Chegou a pagar mais de R$ 550 mil por ano. Reduzimos bastante esta despesa, mas a gente ainda paga. Então acredito que esteja na hora de a cidade ter a ‘Casa do Povo’, uma prefeitura com espaço adequado e que integre os trabalhos de todas as secretarias.

JM: Em relação aos investimentos, o prefeito comentou sobre outras obras de pavimentação. Quais foram as principais?

Blum: Temos também o asfalto do Catanduvas. São 6 km de asfalto que devem começar agora entre janeiro e fevereiro. É uma obra com um detalhe muito importante: o município vai dar um aporte muito pequeno, já que a maior parte da verba foi conquistada via fundo perdido. Além das obras no Eldorado, que iniciaram no ano passado e contemplam 6 km de pavimentação.

JM: Ao que me parece, a bandeira da pavimentação foi uma das que teve ganhou um bom destaque durante o ano. É isso?

Blum: Justamente. Temos uma parceria muito forte com o governo do Estado. Afinal eu fui um dos primeiros prefeitos que entrou no PSD ao lado do Ratinho Junior. Tive também o apoio do Sandro [Alex], do Plauto [Miró Guimarães], do Artagão [Junior] e do Alexandre Curi, nossos deputados. Esperamos continuar estes trabalhos e que cada vez chegue mais recursos para investirmos no município.

JM: Como o deputado acredita que deva ser o trabalho do Sandro Alex em relação ao município agora que ele assumiu uma pasta no primeiro escalão do governo?

Blum: Acredito que para a região toda, não só para Carambeí, é uma conquista muito grande. O Sandro é muito trabalhador, competente e leal. Ele é parceiros dos prefeitos e principalmente da população dos Campos Gerais. O cargo que ele ocupa é de extrema importância para toda a região na questão de pavimentação e também na questão que vai se desenrolar em relação aos nossos pedágios, que vai terminar um ciclo e começar outro. Acredito que o Sandro vai fazer uma diferença muito grande não só para nós, mas para o Paraná.

JM: O prefeito acredita que Sandro Alex esteja preparado para tratar de um assunto como o fim dos contratos do pedágio?

Blum: Com certeza está. Não só ele, mas toda a equipe montada pelo governador Ratinho Junior para a secretaria. O Sandro tem experiência como deputado e acompanhou muito de perto o desenrolar da situação. Ele pode sim trazer muitos benefícios no que quis respeito ao pedágio.

JM: E como estão as expectativas do prefeito para o governo de Jair Bolsonaro?

Blum: Eu, como a maioria da população, estou acreditando que esse vai ser um governo diferente e que vai trazer muitas conquistas para a população. Principalmente pelo que ele vem falando e demonstrando no sentido de dar mais autonomia aos municípios e dividir os trabalhos de competência do Estado e do governo federal. Hoje um programa vem para um município, por exemplo, mas é o município que precisa bancar. Então estou criando uma expectativa muito boa, de que será um grande presidente. Também admiro algumas atitudes que ele toma, que muitos questionam, de voltar atrás em decisões que não agradam a população. É importante essa atitude de voltar atrás e escolher o que é melhor. É um governo de mais diálogo com a sociedade e com os setores produtivos. Na questão da segurança também vejo grandes avanços, como o decreto assinado por ele sobre a posse de armas, que é um pedido da população. Estou com expectativas muito boas.

JM: Como o governo trabalhou a questão do Mais Médicos quando o governo de Cuba anunciou a saída do programa?

Blum: Nós perdemos três médicos cubanos no momento, mas conseguimos repor rápido com a ajuda do governo. Ainda está faltando um, mas me parece que teve alguém que se inscreveu para a vaga e vamos conseguir repor logo. No começo tivemos dificuldades, como qualquer município, mas conseguimos nos reerguer. Tínhamos cinco médicos pelo programa, sendo dois brasileiros, e conseguimos manter este número. Na questão da Saúde, também temos a parceria junto ao Consórcio de Saúde dos Campos Gerais [CimSaúde]. Tudo que faça com que o município gaste menos e invista mais, é muito bem-vindo.

JM: O prefeito já tem planos para as eleições de 2020? Como pretende trabalhar em relação a um sucessor e ao crescimento do partido até lá?

Blum: Sou presidente municipal do PSD. Então o objetivo é fortalecer um pouco o partido e fazer filiações. Quanto à questão da sucessão, acredito que isso vai depender muito do trabalho que estamos prestando para a comunidade. Todo mundo que conhecer Carambeí em 2013, quando a gente assumiu, sabe a diferença que está o município de lá pra cá. Foram quadras esportivas, pavimentação, cascalhamento em estradas rurais, compra de maquinários novos. Ouso a dizer que, entre os município, somos os que temos mais médicos per capita. Temos 20 profissionais na cidade. Investimos bastante na questão da Saúde. Sem contar os trabalhos em Educação. Então acredito que tudo isso será colocado na balança na hora de escolher um sucessor. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE