PUBLICIDADE

‘Fundo de transporte pode ter impacto na tarifa’, diz VCG

Segundo advogado da empresa, aprovação da lei alteraria a matriz de risco, causando aumento na tarifa em contratos futuros. Representante ainda cita possível paralisação do sistema

Rodrigo Venske prestou esclarecimentos aos vereadores durante a sessão desta quarta-feira
Rodrigo Venske prestou esclarecimentos aos vereadores durante a sessão desta quarta-feira -

Segundo advogado da empresa, aprovação da lei alteraria a matriz de risco, causando aumento na tarifa em contratos futuros. Representante ainda cita possível paralisação do sistema.

A criação do Fundo de Transporte Público, proposto pelo Poder Executivo, deve impactar o valor da tarifa de ônibus em Ponta Grossa nos próximos contratos firmados. A afirmativa é do advogado da Viação Campos Gerais (VCG), Rodrigo Venske, que esteve presente na Câmara Municipal durante a tarde desta quarta-feira (24) para esclarecer dúvidas dos vereadores em relação ao transporte público.

Venske explicou que a criação do fundo alteraria a chamada ‘matriz de risco’ presente nos contratos entre a a Prefeitura de Ponta Grossa e empresas interessadas nas futuras licitações. “A preocupação da VCG não é o fundo. É a operacionalização do fundo, como ele vai efetivamente operar. Temos um contrato vigente há 16 anos que é regido por uma determinada matriz de risco. Hoje nós recebemos o valor da passagem e, na sequência, transportamos o passageiro. Com o fundo, como será essa mecânica? Ainda não temos essa resposta”, disse.

A preocupação da empresa, de acordo com o advogado, é ter que operar com dinheiro próprio – ao invés do modelo atual, que ‘paga as contas’ com os valores arrecadados na passagem. Venske explica que o projeto de lei do fundo de transporte não traz nenhuma espécie de penalidade à Prefeitura caso o repasse do valor arrecadado atrase – ação que prejudicaria a forma de trabalho da empresa e poderia até mesmo paralisar o sistema.

“O caso é complexo. A VCG terá que pagar ‘na frente’ o transporte concedido? Se houve atraso no repasse, é isso. A pergunta é: pode parar o sistema no dia seguinte? Pode, por que não [poderia]? O contrato não diz nada [sobre repasse]. O contrato diz que o pagamento [do sistema, que alimenta as operações] é feito na catraca”, afirmou.

As inseguranças no novo modelo de trabalho, de acordo com o advogado, alteraria a matriz de risco de um futuro contrato – abrindo a chance, inclusive, que ela passe integrar o cálculo de reajuste na tarifa do transporte coletivo. “Caso o fundo seja implementado, isso com certeza impactará na tarifa. A concessionária que assumir a nova concessão vai calcular o risco do fundo”, disse.

Venske ainda garantiu que a Prefeitura de Ponta Grossa já tem todos os acessos aos dados da bilhetagem e que aguarda somente a nomeação de responsáveis, por parte da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), para repassá-los em tempo real – atualmente a transferência acontece em, no máximo, dois dias.

Em relação à veracidade dos números, o advogado garantiu que tudo o que é repassado ao poder público é verdadeiro e, caso haja dúvidas, a AMTT tem o direito de realizar auditorias para verificar as informações. Questionado, o advogado também afirmou que a autarquia tem condições de saber exatamente o número de passageiros do sistema – refutando a informação de que a coleta seria realizada por amostragem.

VCG também esteve com direção da Acipg

Na última segunda-feira (22), representantes da VCG também estiveram na Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg) para esclarecer as mesmas dúvidas em relação ao transporte público e a criação do fundo municipal. Para a associação, o relato da empresa reforça a falta de necessidade da medida, que não garante uma transparência maior, e ainda abre a possibilidade de endividamento do Município, tanto em operações de crédito, como também em relação ao limite prudencial, na contratação de pessoal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE