PUBLICIDADE

Últimos dias para inscrição ao Prêmio Gestor Público 2019

<span style="font-family: inherit;">Inscrições para a 7ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) terminam no dia 31 de julho</span>

Inscrições para a 7ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) terminam no dia 31 de julho
Inscrições para a 7ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) terminam no dia 31 de julho -

Inscrições para a 7ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) terminam no dia 31 de julho

Os 399 municípios paranaenses têm só até a próxima quarta-feira (31) para fazer a inscrição de seus projetos na 7ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR). Cada gestor pode apresentar, no máximo, cinco projetos que estejam em efetiva execução, impactando positivamente a vida da população e tenham como foco o tema do ano: “Urbanismo – Planejar o município é melhorar a vida”.

Na avaliação do deputado Ademar Traiano (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), que apoia a iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), a valorização da competência na administração pública é uma das principais qualidades do Prêmio. “Aqui estão realmente gestores capazes, com equipes comprometidas, que estão de acordo com os clamores da sociedade. É preciso elogiar o Sindafep por esse evento extraordinário, que constrói pontes permanentes para que as ideias possam germinar e aflorar na comunidade”, afirmou ao participar, em 2018, da solenidade de entrega da premiação realizada no Plenário da Alep.

O presidente do Sindafep, Wanderci Polaquini, destacou na ocasião que “o PGP-PR se consolidou nestes anos como instrumento de construção de importantes políticas públicas, especialmente no amparo das famílias socialmente mais vulneráveis”. O Prêmio Gestor Público Paraná visa justamente incentivar e premiar boas práticas da gestão pública municipal. Ele surgiu em 2013 e nesses seis anos já recebeu mais de 700 inscrições, premiando 180 iniciativas.

Edição 2019 

A edição de 2019 do PGP-PR, que destaca o tema “Urbanismo”, tem o objetivo de reconhecer a capacidades dos gestores públicos de planejar e aplicar medidas que visem ao desenvolvimento urbano e rural de cada município. Os organizadores da premiação argumentam que uma vez que se planeja a cidade de forma estratégica, consequentemente, as ações refletem na melhoria de vida da população. “A ideia de urbanismo é normalmente refletida na ação de projetar e ordenar espaços construídos, mas além disso, o conceito de urbanismo pode e deve ser compreendido como um conjunto de práticas que podem mudar realidades em cada município”, afirmam os organizadores do Prêmio.

As análises de campo dos projetos inscritos iniciaram em abril e vão até o dia 13 de setembro. A avaliação do Comitê Técnico está prevista para o período de 16 a 20 de setembro. Já a apreciação da Comissão Julgadora ocorrerá entre 14 e 18 de outubro, a divulgação dos projetos classificados entre 21 de outubro e 11 de novembro. A premiação está prevista para o final do mês de novembro, em solenidade que acontecerá no Plenário da Assembleia Legislativa.

O PGP-PR 2019 contemplará troféus nas modalidades “Tema do Ano”, “Melhor do Ano”, “Tecnologia e Inovação” e “Administração Tributária”. Além disso, alguns projetos também serão agraciados com Cerificados de Reconhecimento e Menções Honrosas.

Banco de projetos

No ano passado, a iniciativa promovida pelo Sindafep abordou o tema “Agricultura: produtividade e sustentabilidade”. No entanto, também foram reconhecidos bons trabalhos em áreas como educação, saúde e segurança pública. Ao todo, foram mais de 120 projetos inscritos, dos quais cerca de 30 foram agraciados com menções honrosas, certificados de reconhecimento e troféus.   

Em 2018, o prêmio mais esperado – o troféu de Melhor do Ano – ficou com o projeto Cidadãos do Futuro, de Quarto Centenário. Desenvolvido na área de educação, o programa oferece acolhimento e atividades extracurriculares socioculturais e esportivas para crianças e adolescentes do município, retirando jovens das ruas e promovendo a mudança social por meio da educação.

No ano anterior, em 2017, o projeto “De volta para a Escola”, desenvolvido pela Prefeitura de Mandaguari, levou o prêmio Gestor Público Paraná Melhor do Ano. Naquela edição o tema da premiação era “Saneamento Básico: Essencial para Uma Vida Saudável”. Numa outra edição, a de 2016, quando o tema foi “Trabalho: o município promove. O estado avança” o grande vencedor do IV Prêmio Gestor Público Especial, acabou sendo a Prefeitura Municipal de Apucarana, pelo projeto “Rede de Mulheres Solidárias e Protagonismo Feminino”.

Todos os projetos inscritos no PGP-PR desde o início da premiação estão registrados no site do próprio Prêmio em uma plataforma especial denominada Banco de Projetos, e estão disponíveis para consultas, podendo ser replicadas por outros municípios no Paraná ou em todo o país.

Inscrição

A ficha de inscrição para a sétima edição do PGP-PR está disponível no site pgp-pr.org.br. As inscrições são totalmente gratuitas. Na página estão disponíveis o Regulamento e outras informações importantes. Entre as entidades que apoiam o evento estão, além da Alep, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), o Governo do Paraná, a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP) e a Ordem dos Advogados do Brasil-Paraná (OAB-PR).

Com informações da Assembleia Legislativa do Paraná

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE