PUBLICIDADE

Vinícius Camargo vai à Justiça para diminuir ‘Taxa de Lixo’ de PG

Vereador ajuizou ação popular para questionar cobrança de lixo ‘superavitária’. Medida quer diminuir valor cobrado da população

Vereador ajuizou ação popular para questionar cobrança de lixo ‘superavitária’. Medida quer diminuir valor cobrado da população
Vereador ajuizou ação popular para questionar cobrança de lixo ‘superavitária’. Medida quer diminuir valor cobrado da população -

Vereador ajuizou ação popular para questionar cobrança de lixo ‘superavitária’. Medida quer diminuir valor cobrado da população

O vereador Vinícius Camargo (PMB) ingressou com uma ação popular contra à Prefeitura de Ponta Grossa (PMPG) para diminuir a ‘Taxa de Lixo’ cobrada da população - o tributo é cobrado junto com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). A ação de Vinícius questiona o caráter ‘superavitário’ do imposto que, nos últimos anos, chegou a ser 79% do que os custos da atividade estatal. 

De acordo com Vinícius, a cobrança da Taxa de Lixo não guarda a devida proporção com o custo da atividade estatal. “Em 2017, por exemplo, foi cobrado um valor 79,84% superior que o custo do serviço e em 2018 o índice foi de 74,45% maior que o valor do custo. Já para 2019 a estimativa é que essa cobrança a maior seja de 88,82%”, destacou o vereador. A ação popular foi protocolada no Poder Judiciário na última semana e pede uma liminar (decisão provisória) para que a Taxa tenha o valor reduzido imediatamente. 

“Lembro que a Taxa se torna inconstitucional e ilegal na medida em que se afasta do custo da atividade estatal. Existe no Direito uma equivalência entre o crédito tributário e o dispêndio público que é característica primordial das taxas, confirmada amplamente pela doutrina e jurisprudência disponíveis. Por isso, acredito que seja inadequada a cobrança da forma como ela tem sido feita”, contou o vereador. 

Vinícius explica que a Taxa de Lixo é espécie de tributo vinculada à prestação estatal, sendo o custo da atividade pública é a base de cálculo. “Como demonstrado, a taxa supera em muito o custo do serviço e, desta forma, se torna  inconstitucional e ilegal”, critica o vereador. 

“Nós pedimos à Justiça a concessão de uma liminar para que os custos dos valores da taxa de Coleta de Lixo sejam diminuídos já no próximo ano [2020], além de uma adequação  para devolver aos contribuintes os valores arrecadados a mais e adequar o valor cobrado ao custo da prestação do serviço”, explica Camargo. 

Cobrança duplicada em garagens

Desde que chegou ao Legislativo, em 2017, Vinícius tem fiscalizado e buscado impedir a cobrança irregular de tributos. O parlamentar, por exemplo, conseguiu alterar o artigo. 205 da Lei Municipal 12.799/2017, que impedia a cobrança ‘duplicada’ da Taxa de Lixo sobre imóveis de estacionamento localizados em condomínios e registrados em matrícula autônoma.

Para o vereador, a cobrança em separado representa uma duplicidade, já que a Prefeitura de Ponta grossa já arrecada do contribuinte o lixo gerado no apartamento. “Uma garagem, por si só, não tem capacidade de gerar lixo. O que gera lixo é o morador, no seu apartamento. Por isso acredito que o Município, com essa decisão, passará a cobrar duas vezes dos moradores”, explica.

Outro lado

A reportagem do Jornal da Manhã e do portal aRede tentou contato com a assessoria da Prefeitura, mas nesta segunda-feira (28) não há expediente na Paço Municipal. Desta forma, um posicionamento do município sobre o assunto será publicado nesta terça-feira (29).

As informações são da assessoria de imprensa. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE