menu

Câmara de PG retoma discussões sobre pontos de ônibus

Projeto que trata do tema está na ordem da próxima sessão. Proposta prevê padronização dos pontos de ônibus do município

A Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) retoma nesta segunda-feira (4) a discussão sobre o projeto de lei (PL) 224/2019. De autoria de Rudolf ‘Polaco’ (PPS), líder do Governo na Câmara, a medida trata da padronização dos pontos de ônibus no município - uma lei aprovada pelo próprio Rudolf prevê a padronização dos pontos, mas a medida teve que ser retirada para ajustes no texto.

O próprio Rudolf é autor de uma lei que trata da concessão de pontos, mas o novo projeto quer ampliar de quatro para 20 anos o prazo da concessão - as empresas responsáveis pela padronização poderão explorar a venda de publicidade nos pontos de ônibus. A votação da proposta acabou adiada após um pedido de vistas do vereador Geraldo Stocco (REDE) feito em agosto. 

Quando o projeto teve a votação adiada, Rudolf reclamou nas redes sociais. “Infelizmente não votamos o meu projeto que altera a concessão da padronização dos pontos de ônibus de PG. Alguns vereadores não estavam se sentindo "confortáveis", infelizmente. Enquanto isso, o povo no tempo esperando o transporte coletivo. Mas, vamos continuar trabalhando por quem precisa”, lamentou o parlamentar. 

Com o retorno do projeto ao plenário, a expectativa é de aprovação da proposta em segundo turno - em seguida, o projeto seguirá para a sanção do prefeito Marcelo Rangel (PSDB). “Esse projeto dos pontos de ônibus é uma demanda minha desde que cheguei no Legislativo. Acredito que ela vai mudar a qualidade do serviço oferecido no transporte público”, contou Rudolf. 

Caso o projeto seja aprovado, caberá a Prefeitura determinar as padronizações dos pontos de ônibus e também todos os critérios técnicos para que empresários possam explorar os espaços através de publicidade. “A manutenção dos pontos de ônibus é um assunto bastante complicado na nossa cidade. Com o apoio da iniciativa privada, o poder público pode dar atenção a assuntos prioritários, como Saúde, Educação e Segurança Pública. Defendo esse tipo de parceria porque acredito que todos saem ganhando”, conta Rudolf.

Falta de ‘cobertura’ é briga antiga

A falta de cobertura nos pontos de ônibus é uma briga ‘antiga’ entre Prefeitura e Legislativo. Em muitos bairros da cidade a população é obrigada a esperar o ônibus ‘no tempo’ e os legisladores cobram medidas do município. O Poder Executivo chegou a anunciar a compra de pontos de ônibus com uma verba do Governo do Estado, mas o projeto acabou nunca sendo efetivado por contenção de recursos.

Últimas Notícias
Ponta Grossa 04/11/2019 ás 09:22h
Ponta Grossa 04/11/2019 ás 09:10h
Ponta Grossa 04/11/2019 ás 09:02h
Cotidiano 04/11/2019 ás 08:44h
Destaques
Fluidos Positivos
Paulo Coelho
VÍDEOS
Mix
/img/cover/300000/cover_00301693_00.jpg
+ Empregos
+ Bom Dia Astral
+ Romulo Cury
+ Variedades