PUBLICIDADE

João Carlos Gomes é homenageado na SETI

Começando sua carreira administrativa como Diretor do Setor de Saúde e Ciências Biológicas, Gomes foi três vezes reitor da UEPG

Começando sua carreira administrativa como Diretor do Setor de Saúde e Ciências Biológicas, Gomes foi três vezes reitor da UEPG
Começando sua carreira administrativa como Diretor do Setor de Saúde e Ciências Biológicas, Gomes foi três vezes reitor da UEPG -

Começando sua carreira administrativa como Diretor do Setor de Saúde e Ciências Biológicas, Gomes foi três vezes reitor da UEPG

O reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Miguel Sanches Neto, esteve presente na solenidade em que o Superintendente da SETI entronizou a foto do Secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior entre os anos 2013 e 2018, professor-doutor João Carlos Gomes.

Começando sua carreira administrativa como Diretor do Setor de Saúde e Ciências Biológicas, foi três vezes reitor da UEPG, período em que atuou para a consolidação da Universidade, destacando-se pela verticalização das áreas de excelência, pela construção de prédios importantes, como a Biblioteca do Campus de Uvaranas, pela abertura de cursos novos, como o de Medicina, pela existência do Hospital Universitário e pelo investimento nos cursos já existentes, garantindo a melhoria dos índices da UEPG. Foi ainda presidente da Associação Brasileira da Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), dando uma projeção nacional e internacional para estas instituições. João Carlos Gomes, hoje professor titular do Departamento de Odontologia, também foi Secretário Municipal de Educação e integra o Conselho Estadual de Educação, mantendo-se assim um ativo defensor do ensino e da pesquisa.

Como titular da SETI, defendeu todo o sistema universitário estadual, lutando para o reconhecimento público de nossas instituições, por entender a sua importância para a sociedade paranaense, principalmente para as cidades do interior. Criou políticas de investimento nas IES com impacto na ciência e na comunidade, através das ações de extensão e de pesquisa, destacando-se por sua presença constante nos eventos internos e externos do ensino superior.

Para Miguel Sanches Neto, a trajetória do professor João Carlos Gomes se confunde com a da UEPG. “Foi sempre um reitor atuante, com visão aberta da universidade, apoiando os projetos relevantes e as ideias inovadoras. A UEPG cresceu muito nos períodos em que foi reitor, principalmente nas duas últimas gestões, quando o professor João já estava integrado ao Programa de Pós-graduação em Odontologia”, afirma Sanches. Desde que faz parte deste programa, Gomes se destaca como pesquisador e tem levado o nome da universidade e de seu curso a várias partes do país e ao exterior. É um dos pesquisadores brasileiros mais renomados na área de Dentística Restauradora.

Para o vice-reitor da UEPG, Everson Augusto Krum, o professor João Carlos teve um papel determinante na UEPG. “À frente da Reitoria, João Carlos teve participação fundamental nas negociações para o retorno do Curso de Medicina, que ocorreu durante sua gestão em 2009, trabalhando incansavelmente para as melhores condições de funcionamento do curso. Também em sua gestão, no ano de 2013, recebeu do Governo, o Hospital Regional como Hospital Universitário. Logo na sequência, foi designado Secretário de Estado e novamente trabalhou muito na consolidação de todos os cursos, sempre incentivando e apoiando o Ensino Superior e a área da Saúde”.

Esta também é a avaliação de Sanches: “Como Secretário de Estado, destaco a sua atuação em busca de parcerias com o Governo Federal para aumentar o investimento na pesquisa e na extensão do Sistema Estadual de Ensino Superior e a verdadeira batalha política que ele liderou para a regularização do Tide dos professores. As universidades ficaram mais fortes com a sua passagem pela SETI”. Embora fosse um momento muito difícil para a universidades, o secretário João Carlos Gomes manteve-se sempre firme na defesa delas, articulando todas as lideranças em prol de sua manutenção.

No mesmo ato, foi também entronizada a foto do professor Décio Sperandio, que sucedeu o professor João Carlos no cargo. Sperandio é oriundo da Universidade Estadual de Maringá, da qual foi reitor duas vezes. “Décio foi um reitor de grandes projetos, de valorização dos quadros da UEM, responsável pela expansão da Universidade, que se fez multicampi, e pela melhoria de seus índices nos rankings nacionais e internacionais”, lembra Sanches, que foi Pró-reitor de Extensão e Assuntos Culturais da UEPG na época em que Sperandio administrava a UEM.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE