PUBLICIDADE

Moção de repúdio contra Eduardo Bolsonaro gera polêmica em PG

Moção foi proposta por vereador Geraldo Stocco (REDE). Proposta gerou debate acalorado entre parlamentares

Eduardo Bolsonaro se desculpou de declaração após repercussão negativa
Eduardo Bolsonaro se desculpou de declaração após repercussão negativa -

Moção foi proposta por vereador Geraldo Stocco (REDE). Proposta gerou debate acalorado entre parlamentares

A sessão da Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) desta segunda-feira (11) teve uma acalorada discussão envolvendo a figura do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL) - ele foi alvo de uma moção de repúdio proposta pelo vereador Geraldo Stocco (REDE). A moção 680/2019 foi baseada em uma declaração de Eduardo, feita há alguns dias, citando a possibilidade de um “novo AI 5” - a votação da moção, que acabou rejeitada, deixou os ânimos acalorados.

O primeiro a falar sobre o tema foi o próprio Stocco. O parlamentar lembrou que mesmo após Eduardo se arrepender da fala, a fala do deputado federal é “muito grave”. “Temos que analisar o que essas pessoas falam [Eduardo Bolsonaro]. Eu não sei se vocês tem conhecimento do que foi o ato institucional 5, mas o nosso congresso foi fechado e nossa mídia reprimida”, contou Stocco.

O AI 5 é tido como o ato mais ‘duro’ da Ditadura Militar Brasileira (1964-1985) no cerceamento de garantias institucionais. A moção de Stocco inflamou o ânimo de alguns parlamentares. “Eu espero que meus colegas vereadores, como parlamentares eleitos democraticamente pelo atual sistema político, tenham consciência da gravidade da fala do deputado [Eduardo Bolsonaro]”, disse Stocco defendendo a “importância da democracia”.

O primeiro a se opor foi Florenal (PODEMOS). “Se essa sessão fosse semana passada, eu talvez até votaria a favor. Mas depois do desserviço do STF [prisão após condenação em segunda instância], eu sou contrário. Acho que nós temos que preservar a nossa democracia. Vivi as duas fases, era sargento do Exército durante o Governo Militar, não era ditadura”, afirmou Florenal.

“O Eduardo diz que se as reformas não forem feitas e que se os poderes políticos não assumirem a responsabilidade não colaborem com a mudança, podia sim ser instituído um novo AI 5”, afirmou Florenal. O vereador do Podemos defendeu que a declaração de Eduardo deveria ser encarada como um protesto e não como um excesso à ordem constitucional estabelecida.  

“Se as mudanças não acontecerem, a única luz que sobra para o povo brasileiro é essa mesmo [um novo AI 5]”, afirmou Florenal. 

Ricardo destacou que Bolsonaro havia se arrependido

O vereador Ricardo Zampieri (PSL) usou a palavra para destacar que o próprio Eduardo Bolsonaro já havia se arrependido da declaração. “Não tem porquê repudiar algo que alguém já se arrependeu e já se desculpou”, disse Zampieri. Para o vereador, a moção se torna desnecessária diante da ação de Eduardo. “Só pelo simples ato de se desculpar, não há necessidade de uma moção de repúdio”, afirmou Zampieri. 

“Muito livro e pouca prática”, diz Felipe Passos

Quem também se manifestou sobre o tema foi o vereador Felipe Passos (PSDB). “Eu servi no Exército e sei o quão importante é a disciplina. É muito livro e pouca prática. Não vivi naquele tempo, mas muitos falam da importância desse disciplina”, disse Felipe. “Só para esclarecer o que o deputado falou, ele disse que no final dos anos 1960 havia uma radicalização e que se isso se tornasse realidade, novamente, seria necessária uma intervenção”, contou Felipe. 

“Não entendi a revolta”, diz Pietro

O vereador Pietro Arnaud (REDE) saiu em defesa de Geraldo Stocco. “Não entendi essa revolta. A moção nem fala em PT, nem em nada do tipo. Existem evidências históricas nas ditaduras militar de atos de corrupção e isso acontece porque todos os governos são compostos por pessoas, isso é importante que se diga”, salientou. “O PT não tem um monopólio da esquerda, não se pode vestir a camiseta [da esquerda e todo mundo aceitar. Esses meninos [filhos de Bolsonaro] falam demais”, ponderou o vereador.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE