PUBLICIDADE

Marcus Freitas assume a presidência da 'Portos do Paraná’

Ex-procurador chefe da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa destaca trabalho realizado em Paranaguá

Ex-procurador chefe da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa destaca trabalho realizado em Paranaguá
Ex-procurador chefe da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa destaca trabalho realizado em Paranaguá -

Ex-procurador chefe da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa destaca trabalho realizado em Paranaguá

Marcus Freitas assumiu o posto interino de presidente da empresa pública Portos do Paraná nesta segunda-feira (11). Ex-procurador chefe da Prefeitura de Ponta Grossa, Marcus atua como Diretor Jurídico da empresa desde janeiro de 2019 e, desde então, tem ganho destaque pela atuação no litoral. Também nesta segunda-feira (11), Freitas visitou a redação do Jornal da Manhã e do portal aRede para participar de uma sabatina sobre o assunto. 

“Desde que fui convidado pelo secretário Sandro Alex e pelo governador Ratinho Junior para assumir o cargo em janeiro deste ano, recebemos uma missão de fazer com que a gestão do porto olhasse menos para o mar e mais para a terra, mais para o continente em si”, disse Marcus. Freitas destacou as ações para valorizar as cidades que sediam o porto e que estão diretamente ligadas com a empresa.

“No meu entendimento, as gestões anteriores olharam só para o mar e esqueceram de olhar para terra. Atrás do porto temos uma cidade e começamos um trabalho para colocar o Porto à disposição do município”, contou Freitas. O Diretor Jurídico destacou que isso originou a chamada “descentralização de competências”. “Somos o primeiro porto do Brasil a ter essa descentralização. Passamos a fazer todos os editais de licitação, gestão contratual e fiscalização dos arrendatários que operam na área do porto”, contou.

Marcus destacou ainda que outra ação no campo jurídico é a viabilização de um fundo de compensação em prol do litoral do Paraná. “Queremos criar um fundo para que parte dos fundos arrecadados seja devolvida ao Estado do Paraná pelas consequências causadas pela própria atividade portuário. Estamos batalhando para incluir essa possibilidade na legislação”, explica o diretor jurídico.

Até o dia 24, Marcus atuará como presidente interino da empresa Portos Paraná – o presidente, Luis Fernando Garcia, participa de uma missão fora do Brasil. “Neste período, vamos dar continuidade ao trabalho de Garcia. Recebemos uma missão do secretário [Sandro Alex] e do governador [Ratinho] de mudar a forma de gestão do porto e é isso o que temos feito”, destacou Freitas.

Passagem pela PGM

Marcus Freitas comandou por mais de dois anos a Procuradoria Geral da Prefeitura de Ponta Grossa. No posto, o então procurador geral apostou em medidas que faziam parte da chamada Justiça Fiscal – ações adotadas para aumentar a arrecadação do município sem o aumento de impostos. Além disso, durante a gestão de Freitas, o município apresentou uma série de ações que buscavam soluções para questões críticas na cidade, como o caso da dívida com o INSS e outras questões jurídicas envolvendo devedores do município.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE