PUBLICIDADE

Câmara de PG deve ter retorno ‘ameno’ em 2020

Legislativo só terá retorno das sessões ordinárias no dia 15 de fevereiro. Retomada dos trabalhos deve ter pauta amena

Legislativo só terá retorno das sessões ordinárias no dia 15 de fevereiro. Retomada dos trabalhos deve ter pauta amena
Legislativo só terá retorno das sessões ordinárias no dia 15 de fevereiro. Retomada dos trabalhos deve ter pauta amena -

Legislativo só terá retorno das sessões ordinárias no dia 15 de fevereiro. Retomada dos trabalhos deve ter pauta amena

A Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) retomará as sessões ordinárias no dia 15 fevereiro de 2020 - no entanto, os trabalhos internos e administrativos já serão reiniciados neste dia 6 de janeiro. O presidente do Legislativo, vereador Daniel Milla (PV), destacou que cumprirá todos os prazos regimentais ao montar a pauta das primeiras sessões legislativas e, com isso, algumas pautas polêmicas deverão ficar de fora. 

Nesta quinta-feira (2), a reportagem do Jornal da Manhã e do portal aRede contatou o presidente. “Eu vou estar na Câmara já nesta segunda-feira [6] para trâmites internos, como pagamentos, procedimentos licitatórios e outras ações do tipo. Alguns funcionários estarão de férias, outros que ainda não conquistaram esse direito [tempo de trabalho necessário para as férias] farão trabalho interno”, contou o vereador. 

Sobre a composição da pauta, Milla pregou cautela e destacou que o cumprimento dos prazos regimentais antes de colocar os projetos em discussão. “Todos os projetos terão os prazos das comissões respeitados, não é possível ignorar prazos e colocar esse ou aquele projeto em votação”, garantiu Milla. O presidente lembrou que o prazo das comissões começa a ‘correr’ a partir do dia 15 de fevereiro, data que marca o início do ano legislativo. 

Desta forma, temas que ‘esquentaram’ o debate no Legislativo em 2019 devem demorar para entrar em debate neste ano. Esse é o caso do projeto Tarifa Zero, medida de autoria do prefeito Marcelo Rangel e que movimentou o Legislativo nas últimas sessões do ano passado. “Após o retorno [em 15 de fevereiro], temos mais 15 dias de prazo para poder colocar o projeto [Tarifa Zero] em pauta”, contou Milla.

O presidente lembrou que a iniciativa, que propõe uma municipalização do transporte público, ganhou uma emenda do vereador Pastor Ezequiel (PRB). “Além disso, temos que ver a posição do Poder Executivo, se retira ou mantém o projeto, as articulações da própria base governista e outras questões que interferem na discussão desta proposta”, ressaltou Daniel. 

Outra iniciativa que ainda aguarda discussão sobre os aplicativos de transporte de passageiros, como o Uber e o 99pop. A Prefeitura de Ponta Grossa apresentou, ainda em 2017, uma proposta para taxar em R$ 1,00 o quilômetro rodado pelos motoristas, o que gerou revolta e discussão na Câmara. Às vésperas da votação, o Executivo retirou a medida e anunciou uma ‘tarifa solidária’ para o funcionamento – o projeto ainda não votado e segue em trâmite.

Ao menos em janeiro, Legislativo não deve ter sessões extraordinárias

Segundo Daniel Milla, o Legislativo Municipal não deve ter sessões extraordinárias - os encontros acontecem antes do início do ano legislativo e, normalmente, são convocados para votação de projetos tidos como urgentes. Milla lembrou que boa parte dos vereadores usou o recesso para tirar férias e, desta forma, seria quase impossível ter quórum para uma sessão voltada a votar e discutir projetos de referência. 

Ano marcou modernização e início de votação eletrônica

Uma novidade registrada em novembro de 2019 trouxe mais agilidade e transparência ao processo de votação de projetos de lei na Câmara. Com a conclusão do processo de informatização, o Legislativo passou a aprovar ou recusar projetos a partir de votação eletrônica. A medida foi um principais compromissos do presidente Daniel Milla (PV) assim que assumiu a Mesa Executiva, no início do ano. O processo ainda conta um telão para registro dos votos de cada vereador, além do acompanhamento das propostas e do tempo de pronunciamento de cada parlamentar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE