PUBLICIDADE

Após manifesto, Sindicato quer diminuição de 20% dos comissionados

Protesto foi organizado de maneira autônoma e questiona o fim das horas-extras. Serviços prestados serão “remanejados”

Manifestação fechou os portões do Parque de Máquinas;
Manifestação fechou os portões do Parque de Máquinas; -

Protesto foi organizado de maneira autônoma e questiona o fim das horas-extras. Serviços prestados serão “remanejados”

A semana começou com protesto no Parque de Máquinas da Prefeitura de Ponta Grossa. Funcionários que atuam o local realizaram um protesto pacífico na manhã desta segunda-feira (3) - o manifesto é provocado pelo corte de horas-extras determinados pelo município. De acordo com o Sindicato dos Servidores Municipais (SindServ), boa parte dos funcionários que atuam no Parque de Máquinas tem salários “muito baixos” e terão dificuldades de se manter. 

O Parque de Máquinas reúne funcionários que atuam, especialmente, na pasta de Serviços Públicos, comandada por Marcio Ferreira. Através da assessoria de imprensa, Ferreira afirmou que se reuniu em uma conversa com os servidores e explicou a situação sobre o remanejamento da carga horária e dos serviços prestados para que não seja necessário cumprir horas extras.

De acordo com Roberto Ferensovicz, presidente do SindServ, havia um manifesto programado para essa terça-feira (4), mas os sindicalistas anteciparam a visita após o manifesto desta segunda-feira (3). “Fomos lá para organizar e dar os encaminhamentos. Neste terça-feira [4] estaremos lá novamente para levar alguns documentos e uma abaixo assinado”, contou o sindicalista.

“O problema foi o corte das horas-extras. Muitos trabalhadores possuem salário muito baixo, com essa medida muitos irão ter dificuldades até para se.alimentar ou pagar aluguel no final de fevereiro”, disse Roberto. O presidente do SindServ afirma que a reivindicação é de que seja criado, através de lei municipal, um vale alimentação para remediar a situação e equiparar o salário dos trabalhadores que atuam no Parque de Máquinas.

“Outra questão que vamos colocar na mesa de discussão é o afastamento imediato de servidores comissionados, pois os cortes só estão atingindo só os servidores efetivos. Também vamos discutir a redução de estagiários”, afirmou o sindicalista. Segundo Roberto, a defesa dos funcionários do Parque de Máquinas é de afastamento imediato de pelo menos 20% dos cargos comissionados.

Vereadores se manifestam sobre o tema

Nas redes sociais, lideranças políticas se manifestaram sobre o tema. O vereador Celso Cieslak (PRTB) destacou que apoia a manifestação. “Estes funcionários são os que ganham menos e aqueles que fazem o serviço pesado. Prefeito Marcelo Rangel vamos olhar com carinho estes profissionais e fazer um plano de cargos e salários”, disse Celso. Apesar de ser citado, Rangel está de férias e o município tem sido comandado pela vice-prefeita, Professora Elizabeth Schmidt (sem partido). 

Outro parlamentar que se manifestou sobre o assunto foi Pietro Arnaud (REDE). “Indignados com o corte nas horas extraordinárias e com o excesso de privilégios para cargos comissionados, servidores da Secretaria de Serviços Públicos fecharam os portões do Parque de Obras nesta segunda-feira”, escreveu no Facebook.

Gasto com pessoal preocupa o município

Os valores usados para pagar funcionários tem preocupado. Atendendo uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG) criou uma Comissão Especial de Controle de Gastos com Pessoal. A comissão foi criada pelo decreto 16.830 e já tem os cinco membros definidos. A ação foi adotada depois que o município foi notificado por estar acima do limite prudencial nos gastos com pessoal (folha de pagamento).

O prefeito Marcelo Rangel (PSDB) delegou aos membros da comissão poderes para intervir e indicar solução de gastos com pessoal individualizados por secretaria. “Desta forma, serão levados em consideração as especificidades de cada órgão”, conta Márcio. “Levando em conta a especificidade de cada secretaria, será apresentada uma solução para demanda individualizada”, disse. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE