PUBLICIDADE

UEPG mantém calendários presenciais suspensos

Após reunião de mais de 3 horas, Conselho tomou decisão. Atividades de EaD não serão obrigatórias

Nova reunião ocorrerá no dia 27 de abril
Nova reunião ocorrerá no dia 27 de abril -

Após reunião de mais de 3 horas, Conselho tomou decisão. Atividades de EaD não serão obrigatórias 

Na tarde desta quinta-feira (9), a Universidade Estadual de Ponta Grossa realizou a primeira edição online da reunião aberta do Conselho Universitário, com transmissão ao vivo pelo Facebook para toda a comunidade. Após três horas de debates, o Conselho decidiu pela manutenção da suspensão dos calendários presenciais e pela não realização de atividades via educação a distância (Ead), relativas ao conteúdo dos cursos.

Pela proposta aprovada, a suspensão será reavaliada em nova reunião do COU no dia 27 de abril. Ainda neste mês, cursos de atualização didática para metodologias de trabalho em EaD e presencial (não obrigatórios) serão disponibilizados para os professores que desejem conhecer novos recursos didáticos. Aos estudantes, com adesão voluntária, serão ofertados conteúdos para o uso da EaD, assim como condições de acesso.

Atividades complementares podem ser realizadas pela Universidade Virtual do Paraná e cursos do Nutead, de forma gratuita. As orientações de trabalhos de conclusão de curso podem ocorrer, entretanto, as datas de defesa serão alteradas, a depender da publicação de novos calendários, de forma que os alunos não sejam prejudicados caso não possam desenvolver o TCC a distância, durante o período de suspensão dos calendários presenciais.

A Pró-reitora de Graduação, Ligia Paula Couto, explica que esta solução extingue o jubilamento. “Esta medida foi proposta para que tentássemos evitar a evasão e atualizássemos nossa legislação, visto que a que a Lei de Diretrizes e Bases revogou a Lei n.º 5.540/1968 que tratava do tema”.

Debates

Durante a sessão, foram debatidas três propostas sobre o uso da Educação a Distância, construídas a partir de um estudo conjunto da Pró-reitoria de Graduação, Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Nutead. O texto, divulgado no dia 7 de abril, com a íntegra das propostas está disponível no site e redes sociais da Universidade.

O reitor, Miguel Sanches Neto, enfatizou que a “UEPG tem capacidade técnica e de internet, afinal, já realizamos atividades com mais de 19 mil participantes conectados e o nosso sistema tem tradição na área de EaD, modalidade que em nossa instituição sempre se caracterizou pela qualidade”. Sanches enfatizou que o Conselho tomou a melhor decisão neste momento e que a UEPG está à disposição para debater outras soluções e apoiar projetos de professores e de alunos.

Guilherme Portela, estudante de pedagogia, representante discente, apresentou uma enquete sobre a Ead realizada com cerca de 2.600 alunos. A pesquisa contemplou não somente o acesso à internet, computadores e celulares, mas também a disponibilidade de um ambiente propício para realização das atividades EaD. Os questionários, com dez perguntas, foram aplicados entre 8 e 9 de Abril. Na pergunta sobre acesso à internet, 97,8% afirmaram ter acesso à internet. Após a apresentação, Portela disse que os acadêmicos defendem “que não seja realizada nenhuma atividade Ead obrigatória nesse período porque o ensino público não deve ser para a maioria, mas para todos”. A Pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ione Jovino, destacou que a Prae busca atender todos os alunos em todas as circunstâncias.

Legislação

Considerando a excepcionalidade da pandemia, desde 31 de março, o Conselho Estadual de Educação (CEE), permite, por meio da Deliberação 01/2020, que as instituições possam ministrar conteúdo de seus cursos presenciais por meio de atividades não presenciais.

Com informações da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE