PUBLICIDADE

Gestores apresentam uso de TI no combate à Covid-19

Webinar promovido pela Rede Cidade Digital nesta terça reúne prefeitos, gestores e empresários

Prefeitos de PG e Jaguariaíva representaram os Campos Gerais
Prefeitos de PG e Jaguariaíva representaram os Campos Gerais -

Webinar promovido pela Rede Cidade Digital nesta terça reúne prefeitos, gestores e empresários

Prefeitos e gestores de 30 municípios dos Campos Gerais e Centro do Paraná participaram na manhã desta terça-feira (07) de um evento online e inédito, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), para tratar da transformação digital da administração pública, em especial neste momento em que as Prefeituras enfrentam a crise do coronavírus.

O Webinar, apresentado pela jornalista e diretora da S. Clara Comunicação, Valdireni Alves, trouxe como as Prefeituras de Carambeí, Jaguariaíva, Inácio Martins e Ponta Grossa estão enfrentando a crise com o auxílio da tecnologia. “Tentamos cada vez mais aproximar gestores e promover o compartilhamento de iniciativas que sejam inspiradoras para as cidades e que essas ideias se transformem em ações. Nos municípios onde a tecnologia não tinha chegado com tanta força, agora ela entra como protagonista e essencial para se fazer gestão”, ressalta o diretor da RCD, José Marinho.

O prefeito de Jaguariaíva e presidente da Associação de Municípios dos Campos Gerais (AMCG), Jose Sloboda, destacou os ganhos na Saúde do município com a infraestrutura em fibra óptica que interliga as unidades municipais. “Hoje nós temos um controle na questão da saúde pública muito grande, dos exames, dispensação de medicamentos, diagnósticos e com todos os prontuários médicos via sistema”, disse o prefeito.

No combate à pandemia, o prefeito também citou o monitoramento da população e o uso da tecnologia para estimular a economia local. “Temos incentivado muito esse comércio online. Outra questão também é a rapidez do acesso às informações através das redes sociais, na divulgação dos atos oficiais. Isso tem contribuído muito para estarmos próximos da população”, ressaltou Sloboda.

O prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, também ressaltou que a tecnologia tem auxiliado a gestão municipal a passar transparência ao cidadão. “A tecnologia é a nossa principal aliada nas nossas decisões. A população começa a ter confiança nas ações, até mesmo nas mais difíceis”.

Entre os projetos da cidade polo dos Campos Gerais está um aplicativo que faz o monitoramento dos casos de covid. “O aplicativo foi acoplado ao nosso tele atendimento. Hoje monitoramos em torno de 2.500 a 3 mil pessoas com sintomas. Também adotamos um georreferenciamento, com a cidade sendo acompanhada em tempo real. Isso foi muito importante porque que a população começa a se preocupar mais também”, comenta Rangel sobre um mapa de calor que aponta os bairros com maior concentração de casos.

Citando os exemplos de Jaguariaíva e Ponta Grossa, o prefeito de Inácio Martins, Júnior Benato, destacou a importância da tecnologia também para conectar os pequenos municípios. “Teremos que correr atrás para que a gente não perca espaço. Para mim é muito gratificante participar e ver experiências exitosas para implantarmos”, disse o prefeito de Inácio Martins.

Outro exemplo de destaque na região dos Campos Gerais é Carambeí. Segundo o diretor de TI, Edison Rodrigo Coelho de Moura, o mapa para monitorar os casos de covid no município auxilia a tomada de decisão da administração municipal. “Foi uma ferramenta desenvolvida pensando principalmente em informar a população sobre a gravidade da pandemia, em tempo real, sobre o que realmente está acontecendo no município, levando em consideração a tomada de decisão do gestor e para trazer uma transparência para esses dados”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE